As práticas do espectador: recepção e entretenimento em Gogglebox

Autores

  • Marcio Serelle Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.124912

Palavras-chave:

Espectador, televisão, Gogglebox, reality show.

Resumo

A partir do reality show Gogglebox (Austrália, 2015), discuto as figurações do espectador que emergem desse programa que trata da recepção televisiva. Centrado nos lares, o show registra a diversidade de reações e opiniões em frente à TV, em uma narrativa de entretenimento que afirma o caráter doméstico do meio. Pretendo demonstrar que esse revigoramento do receptor – já tratado, de certo modo, na teoria do leitor –, não implica diminuição do poder dessa mídia no que se refere, principalmente, à reprodução da crença em seu papel social de propiciar interações e senso de coletividade. O programa busca, assim, em momento de transformação aguda da televisão, afirmar a autonomia do espectador, mas também a qualidade do televisivo, sua condição privilegiada de engajamento para propiciar trocas no lar privatizado e na diversidade da nação.

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Biografia do Autor

  • Marcio Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, "Interações Midiáticas", da PUC Minas. com pós-doutorado na University of Queensland, Austrália (2015).

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As práticas do espectador: recepção e entretenimento em Gogglebox. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 5–24, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.124912. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/124912.. Acesso em: 19 abr. 2024.