A presença da Esso na imprensa brasileira

Autores

  • Márcio de Souza Castilho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51132

Palavras-chave:

Identidade, imprensa, memória.

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar alguns fatores sócio-históricos que levaram a empresa Esso Standard do Brasil a aproximar-se do campo jornalístico na década de 1950. Dentre as estratégias podemos destacar a criação do Repórter Esso, no rádio e na televisão, o investimento da empresa em publicidade na imprensa escrita e a constituição do Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante programa de reconhecimento do trabalho de jornalistas no país. Nesse processo, não há como dissociar a atuação da multinacional dentro de uma dinâmica social e política mais ampla.

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Biografia do Autor

  • Márcio de Souza Castilho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). castilhorio@terra.com.br.

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Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos