A dimensão humana do trabalho e do desemprego: uma análise do filme “O adversário”

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51204

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, mundo do trabalho, cinema, linguagem.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o filme francês “O adversário” (2002, direção de Nicole Garcia, com Daniel Auteuil), que apresenta no centro da narrativa uma reflexão crítica sobre os encadeamentos entre o mundo do trabalho, o desemprego e a produção de subjetividade. Os choques entre a dimensão humana e a econômica, entre desejo e determinismo, caracteriza a trajetória do protagonista – o desempregado que esconde sua situação da família com rituais diários que simulam uma vinculação empregatícia. Por meio da análise da narrativa audiovisual, buscamos compreender os significados do mundo do trabalho e do desemprego na produção cinematográfica – esta entendida como uma forma privilegiada de materializar pontos de vista sobre a condição humana em meio ao contexto sócio-cultural-econômico de nosso tempo.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
    Professor do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

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Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A dimensão humana do trabalho e do desemprego: uma análise do filme “O adversário”. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 8, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51204. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51204.. Acesso em: 28 mar. 2024.