Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico

Autores

  • Gislene Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Flávia Dourado Maia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51250

Palavras-chave:

Acontecimento jornalístico, cobertura jornalística, produção jornalística, metodologia da pesquisa.

Resumo

O acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa no próprio produto acabado. Retomando apontamentos sobre alguns dos entraves teórico-metodológicos que se interpõem à ampliação e ao aprimoramento das teorias do jornalismo, e sobre a necessidade de abordagens menos fragmentárias do fenômeno jornalístico, apresentamos um protocolo de análise de cobertura jornalística com o objetivo de possibilitar a apreensão do acontecimento jornalístico numa instância localizada entre o trabalho de bastidores da redação e as análises subseqüentes do conteúdo temático e do discurso no e sobre o mesmo acontecimento. A base teórica buscamos em Quéré, quando problematiza lugares da mídia para pensar o acontecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Professora no Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (Antropologia) da PUC de São Paulo. gislenedasilva@gmail.com.
  • Flávia Dourado Maia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em jornalismo científico pela Unicamp e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). vinhadourado@gmail.com.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 18–36, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51250. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51250.. Acesso em: 29 mar. 2024.