Agroecologia, agricultura orgânica e institucionalização das relações com o mercado nas organizações de produtores do sul do Brasil

Autores

  • Glauco Schultz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i7p61-93

Palavras-chave:

agricultura orgânica, relações com o mercado, agroecologia, segurança alimentar, organizações de agricultores.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre a agricultura orgânica e as relações com o mercado nas organizações de produtores, buscando identificar as oportunidades de agregação de valor aos produtos. Para cumprir com esses objetivos foram analisadas as percepções e os significados atribuídos pelos agricultores às diferentes estratégias de comercialização adotadas pelas organizações em que estão inseridos. Foram selecionadas para estudo sete organizações de agricultores nos três Estados da Região Sul do Brasil. Para o levantamento das informações junto a estas organizações, foram utilizadas, principalmente, fontes primárias, tais como entrevistas em profundidade e documentos. Para apoiar essa análise utilizou-se a Teoria Institucional, bem como os conceitos de Agroecologia e as definições de Agricultura Orgânica. Foi possível identificar o sentido das relações com o mercado na agricultura orgânica. As referências para esse processo de institucionalização estão baseadas na construção social da noção de qualidade dos alimentos, destacando-se os valores associados a biodiversidade (sustentabilidade) e ao acesso aos mercados (autenticidade), aspectos esses que vinculam-se à abordagem da segurança alimentar.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Agroecologia, agricultura orgânica e institucionalização das relações com o mercado nas organizações de produtores do sul do Brasil. (2007). Agrária (São Paulo. Online), 7, 61-93. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i7p61-93