A ética profissional do jornalismo e o filme "o custo da coragem, Veronica Guerin"

Autores

  • Regina Rossetti Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Juan Droguett Uninove
  • Aguinaldo Ricciotti Pettinati Uninove

Palavras-chave:

Cinema, Ética, Jornalismo

Resumo

Este artigo discute a ética profissional do jornalismo a partir de sua representação no cinema. Para tanto, adentra as questões individuais do jornalista e de sua conduta perante a sociedade, tendo como pilar o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros e suas implicações práticas no dia-a-dia. Além disso, relaciona as questões teóricas da profissão com a análise do filme O Custo da Coragem, Veronica Guerin, (2003) que conta a história verídica de uma jornalista que dá a sua vida para manter sua conduta ética em relação a uma denúncia contra a corrupção, o tráfico de drogas e a máfia irlandesa. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar entre Jornalismo, Direito e Cinema cuja metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Rossetti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutoramento, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Juan Droguett, Uninove
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Puc/SP, Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha, com pós-doutoramento  pela USP. Professor na Uninove.
  • Aguinaldo Ricciotti Pettinati, Uninove
    Jornalista e advogado, professor de Jornalismo na Uninove, mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

A ética profissional do jornalismo e o filme "o custo da coragem, Veronica Guerin". (2013). Revista Alterjor, 7(1), 1-21. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88288