A condição pós-histórica da fotografia

Autores

  • Wagner Souza e Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Jornalismo e Editoração

Palavras-chave:

Fotografia, Cultura digital, Pós-história, Imagem

Resumo

Dada a sua condição como documento iconográfico, a fotografia sempre foi reconhecida como importante testemunho histórico. No momento em que a tecnologia digital passa a propulsionar ainda mais a popularização de suas técnicas de produção e, principalmente, de sua distribuição e audiência, sobretudo observando-se os recentes gadgets fotográficos sustentados pela hibridação câmera-rede, o caráter documental e histórico das imagens passa a ser questionado, seja pelo grande volume de imagens que passa a ser produzido, seja pelos constantes questionamentos a respeito da credibilidade de suas imagens numéricas facilmente manipuláveis. Mapeando episódios recentes envolvendo a manipulação de fotografias no meio jornalístico, além das práticas fotográficas circundadas por redes sociais específicas, como o Instagram, a pesquisa buscou analisar criticamente tal contexto de produção a partir de revisão bibliográfica ancorada nas reflexões sobre pós-história do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, com o objetivo de buscar um modelo teórico capaz de interpretar este contexto de produção e circulação de fotografias

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Biografia do Autor

  • Wagner Souza e Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Jornalismo e Editoração
    Doutor em Ciências da ComunicaçãoDocente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE - USP) e do PPGCOM (ECA - USP)

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Publicado

2014-11-28

Como Citar

A condição pós-histórica da fotografia. (2014). Revista Alterjor, 10(2), 1-14. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319