A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações

Autores

  • Adriana da Rosa Santos
  • Roseni dos Anjos Sales
  • Raquel Marques Carriço Ferreira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Seriado Chaves, Usos e Gratificações, audiência

Resumo

O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana da Rosa Santos
    Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Roseni dos Anjos Sales
    Graduanda  do Curso de Comunicação Social, com habilitação em  audiovisual, pela Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Marques Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe
    Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações. (2015). Revista Alterjor, 12(2), 18-29. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01