Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Quem Somos

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) reúne professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que se interessem em desenvolver estudos e pesquisas em jornalismo popular e alternativo. Atualmente são 34 pesquisadores, sendo 18 doutores, e ainda 11 estudantes e 4 técnicos. O grupo está sediado no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP e segue as normas da Portaria Interna ECA 03/2008, conforme regimento interno.

Define-se como jornalismo popular as práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular.

O Grupo é responsável pela Revista Alterjor (ISSN: 2176-1507), que é uma publicação eletrônica destinada aos interessados em jornalismo popular e alternativo. A realização diversas atividades gratuitas, como encontros, cursos, pesquisas, entre outras, é um dos diferenciais do ALTERJOR.

Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo

PRINCIPAIS ATIVIDADES


2008

  • I Semana de Jornalismo Popular e Alternativo, realizada no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, de 22 a 26 de setembro de 2008, em que vários pesquisadores discutiram os temas de análise do ALTERJOR, como o jornalismo impresso e o rádio. Também foram oferecidas sessões de Vídeo Popular e duas oficinas para jornalistas e leigos: Radiojornalismo Comunitário e Imprensa Popular e Alternativa.
  • I Encontro dos Pesquisadores do ALTERJOR no CJE-ECA-USP, 18 de setembro de 2008, com a apresentação dos pesquisadores e iniciativas do grupo.


2009

  • II Encontro dos Pesquisadores do ALTERJOR no CJE-ECA-USP, 10 de abril de 2009, com apresentações e discussões sobre as pesquisas do Grupo.
  • Lançamento do Número ZERO da Revista Altejor em Agosto de 2009.
  • II Semana de Jornalismo Popular e Alternativo no CJE-ECA-USP, de 7 a 11 de dezembro, com a realização do I Curso de Difusão Cultural em Jornalismo Popular e Alternativo, para jornalistas, pesquisadores e leigos, que também foi transmitido ao vivo pela TV Cronopios, por iniciativa da Profa. Dra. Egle Muller Spinelli, pesquisadora do ALTEJOR.


2010

  • III Encontro dos Pesquisadores do ALTERJOR no CJE-ECA-USP, 13 de abril, com apresentações e discussões sobre as pesquisas do Grupo.
  • I Colóquio de Comunicação Regional, realizado entre 2 e 3 de dezembro, na Faculdade Eduvale, em Avaré (SP), com a apresentação de trabalhos sobre o tema “A mídia alternativa no interior do Brasil”, exposição de fotografias, apresentações de livros e debates.
  • IV Semana de Jornalismo Popular e Alternativo, também realizada na Faculdade Eduvale de Avaré, em 3 de dezembro, com apresentação das pesquisas do grupo e de convidados.
  • Curso de Difusão Cultural “Oficina de Radiorreportagem” realizado no CJE-ECA-USP, em 16 e 25 de agosto de 2010.


2011

  • IV Encontro dos Pesquisadores do ALTERJOR no CJE-ECA-USP, 8 de junho, com apresentações e discussões sobre as pesquisas do Grupo.
  • Curso de Difusão Cultural “Jornalismo Olímpico: técnicas para a cobertura esportiva” realizado no Museu do Futebol, em São Paulo, dias 8 e 9 de junho de 2011.


2012

  • II Colóquio de Comunicação Regional, realizado na Estância Turística de Piraju - SP, nos dias 17 e 18 de maio nas dependências da Faculdade Corporativa CESPI (FACESPI). O evento foi uma realização da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) por meio do programa "ECA no Interior". Acesse aqui, o Caderno de Resumos dos participantes do Colóquio.