Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino

Autores

  • Rubeniki Fernandes de Limas Ministério Público Federal no Espírito Santo
  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.113284

Palavras-chave:

Redes de bibliotecas, Bibliotecas escolares, Cooperação bibliotecária.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender o funcionamento de redes de bibliotecas escolares sob aspectos estratégicos. Os procedimentos metodológicos foram qualitativos. Utilizou-se estudo de casos múltiplos, com amostra de três redes em funcionamento. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental e entrevistas com coordenadores de redes. Os resultados demonstram que o diferencial das redes analisadas, ainda que se identifiquem problemas a serem superados, encontram-se na maior consolidação de aspectos como: concepção de biblioteca, apoio em legislação, dotação orçamentária, existência na estrutura administrativa, profissionalização e inserção em políticas públicas. Conclui que as redes representam um movimento de “setorização” e profissionalização da biblioteca escolar. Espera-se que os resultados possibilitem uma compreensão mais ampla do panorama atual, além de servir de base para estudos mais aprofundados em alguns pontos ou mesmo inspirar a modelagem de novas redes de bibliotecas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubeniki Fernandes de Limas, Ministério Público Federal no Espírito Santo
    Bibliotecário do Ministério Público Federal no Espírito Santo. Professor bolsista do PRONATEC – Instituto Federal do Espírito Santo – Câmpus Avançado Viana.
  • Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais
    Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino. (2017). Biblioteca Escolar Em Revista, 5(2), 21-42. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.113284