Gustav von Aschenbach, civilizado: hipóteses para uma teoria social das pulsões

Autores

  • Clark Mangabeira Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p153-167

Palavras-chave:

Psicanálise. Cultura. Processo Civilizador. História. Teoria Social.

Resumo

Filmes são importantes modos de in-
terpretação da realidade social: não apenas mos-
tram esta realidade, mas também revelam seus
detalhes e possibilitam transformação na atuação
dos indivíduos. Conseqüentemente, o objetivo
deste trabalho é apresentar as teorias sociais de
Norbert Elias, Georg Simmel e Sigmund Freud em
seus pontos de convergência e divergência, aplica-
das à análise do filme Morte em Veneza, em contato
com o livro de Thomas Mann, principalmente na
relação entre os personagens Tadzio e Gustav As-
chenbach. O tema central é a repressão social das
pulsões e a relação indivíduo versus sociedade no
contexto histórico, e a finalidade é tentar lançar
novas questões e algumas respostas à interação en-
tre os níveis macro e micro sociológico.

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Biografia do Autor

  • Clark Mangabeira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Mestre em Ciências Sociais/UERJ

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Publicado

2008-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Gustav von Aschenbach, civilizado: hipóteses para uma teoria social das pulsões. (2008). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p153-167