A parte de que se é parte. Notas sobre individuação e divinização (a partir dos Guarani)

Autores

  • Valéria Macedo Universidade Federal de São Paulo
  • Renato Sztutman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p287-302

Palavras-chave:

Individuação, Divinização, Guarani Mbya, Parentesco intensivo, Afroindígena, Comparação.

Resumo

Tendo como inspiração o problema do “ser feito no santo” nas religiões afro-brasileiras, este artigo propõe discutir a relação entre processos de individuação e divinização entre os Guarani Mbya. Elegemos como foco as práticas guarani de nominação que, efetuadas sob a mediação de xamãs, consistem na conexão de uma criança (mas também de um adulto) com potências divinas distribuídas em diferentes regiões do cosmos. De modo a conceitualizar essa conexão em termos mais propriamente guarani – o que nos aproxima de uma ideia de “parentesco intensivo” – perguntamo-nos quem seriam, afinal, para eles, esses deuses/divindades (Nhanderu e Nhandexy kuery). Este ponto reenvia, ademais, para um tema clássico dos estudos guarani: o conceito de nhe’ẽ, “alma-palavra” ou “afeto-linguagem”.

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Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Especial

Como Citar

A parte de que se é parte. Notas sobre individuação e divinização (a partir dos Guarani). (2014). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 23(23), 287-302. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p287-302