O percurso de um morto: literatura e violência em Adiós Ayacucho, de Julio Ortega

Autores

  • Meritxell Hernando Marsal Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v1i9p344-361

Palavras-chave:

narrativa peruana, guerra interna no Peru, farsa, direitos civis

Resumo

Surgido de uma fotografia publicada em uma revista, um corpo despedaçado adquire a sobrevida da linguagem. Trata-se de um corpo ilegível, que só na morte pode falar, com uma enunciação paródica que evade as cumplicidades da representação que marcam o discurso da guerra interna no Peru. É um fantoche que enfrenta o irrepresentável da violência, e constrói seu itinerário como um embate com os discursos do poder, que incluem a antropologia, a mídia, a política (a literatura e a crítica também ficam comprometidas na ubiquidade do discurso intelectual como forma de dominação), e promulgam o esquecimento como solução para o desenvolvimento. Nova Antígona, este cadáver reclama pelos seus membros desaparecidos: nas valas, nas memórias e no senso comum. Neste cenário, o além inverte seus ministros e regiões, e adquire um sentido civil,  de invenção do presente e da comunidade. 

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Biografia do Autor

  • Meritxell Hernando Marsal, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Seus estudos focalizam a narrativa latino-americana dos séculos XX e XXI, o discurso crítico latino-americano, a literatura andina e a colonialidade. 

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Publicado

2015-11-13

Como Citar

MARSAL, Meritxell Hernando. O percurso de um morto: literatura e violência em Adiós Ayacucho, de Julio Ortega. Caracol, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 9, p. 344–361, 2015. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v1i9p344-361. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/88344.. Acesso em: 20 abr. 2024.