Literatura e sociedade em Moçambique: breve panorama histórico

Autores

  • Jacqueline Kaczorowski Universidade de São Paulo
  • Mariana Fujisawa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i2p171-184

Palavras-chave:

Literatura moçambicana, Literatura e sociedade, Panorama histórico

Resumo

O presente artigo visa apresentar um breve panorama histórico da literatura moçambicana, com o intuito de introduzir questões relevantes acerca do tema ao público em geral, mesmo aos leitores não familiarizados com os estudos literários. A exposição parte do pressuposto de que a dialética entre texto e contexto é de importância fundamental para a análise literária, sobretudo quando se toma por objeto a produção de um país como Moçambique, cuja história turbulenta de passado colonial e sucessivas guerras influenciou diretamente a cultura e sociedade nacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacqueline Kaczorowski, Universidade de São Paulo
    Jacqueline Kaczorowski é mestranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, sob orientação de Rita Chaves.
  • Mariana Fujisawa, Universidade de São Paulo

    Mariana Fujisawa é graduada em Letras - Português pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisas sobre Literatura angolana e moçambicana, tendo concluído em 2014 intercâmbio na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, sob supervisão de Rita Chaves. É também ilustradora das seguintes obras moçambicanas publicadas recentemente no Brasil pela editora Kapulana: O regresso do morto, Sangue Negro e Orgia dos loucos.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Literatura e sociedade em Moçambique: breve panorama histórico. (2016). Cadernos CERU, 27(2), 171-184. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i2p171-184