Avaliação longitudinal de programa de saúde bucal para pacientes com deficiência

Authors

  • Grace Sampaio Teles da Rocha Disciplina de Clínica Infantil, Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil
  • Aline Morais Fontes Disciplina de Saúde Coletiva, Curso de Odontologia, Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá, CE, Brasil
  • Sérgio Luís da Silva Pereira Disciplina de Clínica Integrada, Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil
  • Daniel Sá Roriz Fonteles Disciplina de Psicologia e Defi ciência, Curso de Psicologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.v20i2p88-95

Keywords:

Saúde Bucal, Comunicação Interdisciplinar, Pessoas com Deficiência, Assistência Odontológica

Abstract

OBJETIVO: Verificar o impacto de um programa de prevenção da carie dentária, no contexto interdisciplinar, em ambiente não ambulatorial, para crianças com deficiência e verificar a opinião das mães sobre a inclusão da odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.

MÉTODOS: O estudo foi quantitativo do tipo longitudinal prospectivo e qualitativo. Participaram 102 bebês, crianças e adolescentes com deficiência de ambos os gêneros, com faixa etária entre 1 e 21 anos, cadastradas no Programa de Atendimento Odontológico Multidisciplinar a Pessoas com  Deficiência. Os dados foram coletados por meio de anamnese e exame clínico intrabucal. Os pacientes foram divididos de acordo com a atividade de cárie em alto (AA), média atividade (MA) e baixa atividade (BA) e posteriormente submetidos a tratamento para gengivite e cárie. As mães foram submetidas a programa de prevenção e dez participaram da avaliação qualitativa.

RESULTADOS: Observou-se que no início do programa que 34 (33,33%) eram AA, 49 (48,05%) MA e 19 (18,62%) BA e no final 2 (1,96%) permaneceram AA,  7  (6,87%) MA e 93 (91,17%) BA.

CONCLUSÕES: Verificou-se o programa impactou na saúde dos pacientes por meio da colaboração dos responsáveis e pela aceitação das mães da inserção da Odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.

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Author Biographies

  • Grace Sampaio Teles da Rocha, Disciplina de Clínica Infantil, Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

    Professora Adjunta da Universidade de Fortaleza. Professora Orientadora de Programas de Pesquisa PAMPE, Mamãe-Bebê e Inovação tecnológica.

  • Aline Morais Fontes, Disciplina de Saúde Coletiva, Curso de Odontologia, Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá, CE, Brasil
    Cirurgiã-dentista, Especialista em Saúde Pública - Professora da Faculdade Católica Rainha do Sertão


  • Sérgio Luís da Silva Pereira, Disciplina de Clínica Integrada, Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

    Curso de Odontologia

    Professor Titular - Área de Periodontia

  • Daniel Sá Roriz Fonteles, Disciplina de Psicologia e Defi ciência, Curso de Psicologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.
    Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento UPM-SP - Professor do Curso de Psicologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Published

2014-06-26

Issue

Section

Original Research