O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE

Autores

  • Wagner da Silveira Bezerra Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155

Palavras-chave:

Educomunicação, Midiaeducação, Literacia Mediática, Educação conectada, Alfabetização Midiática e Informacional

Resumo

O artigo busca evidenciar aspectos dos entrelaçamentos entre a educação para os meios e a chamada Educação conectada, a partir dos resultados finais obtidos no estudo de caso que investigou a reconfiguração tecnológica e o esforço adaptativo da comunidade escolar durante a implementação do uso pedagógico das TICs nos ambientes de ensino-aprendizagem do projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias).

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Biografia do Autor

  • Wagner da Silveira Bezerra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Membro do GRID — Grupo de Pesquisa em Interações Digitais, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Pesquisa educ@midia.com (PPGMC/UFF). Membro do CCD — Conselho Consultivo Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação — ABPEducom.

  • Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Design (PUC-Rio); Professor do Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação — educ@midia.com (PPGMC/UFF). 

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE. (2017). Comunicação & Educação, 22(1), 147-155. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155