A dialética da marginalidade em Paulo Lins e Bezerra da Silva

Autores

  • Renato Oliveira Rocha UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.74037

Palavras-chave:

Dialética da marginalidade, Literatura brasileira, Literatura Comparada, Música popular brasileira, Samba.

Resumo

Este artigo tentará estabelecer relações de proximidade entre o romance Cidade de Deus (1997), de Paulo Lins, e alguns sambas de Bezerra da Silva. Apoiados no pensamento de Tania Franco Carvalhal (1991) sobre os rumos que a Literatura Comparada tomou desde sua sistematização como disciplina, que atualmente permite a relação entre diferentes domínios das Ciências Humanas para compreender os fenômenos, estenderemos nossa análise para o caráter representativo da literatura e da música como forma de projeção do marginalizado (o escritor e o sambista), de acordo com o conceito de “dialética da marginalidade”, de João Cezar de Castro Rocha (2004).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Oliveira Rocha, UNESP/Araraquara
    Graduado em Letras pela UNESP/Assis (2012); desenvolveu projeto de iniciação científica intitulado "Os tênues limites entre história e ficção em O Xangô de Baker Street", financiado pela FAPESP (2011-2012). Atualmente é aluno de mestrado em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, com dissertação intitulada "Narrativa e representação: uma leitura de Cidade de Deus". Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435775Z8

Referências

Referências bibliográficas:

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada: a estratégia interdisciplinar. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Niterói: v. 1. p. 9-21. mar. 1991.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

ROCHA, João Cezar de Castro. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou ‘A dialética da marginalidade’. Revista Letras (UFSM). v. 28-29, Jan./dez. 2004. p. 153-184. Disponível em: http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r28_29/16_castrorocha.pdf. Acesso em: 30 nov. 2013.

SCHWARZ, Roberto. Apresentação. In: ______ (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 7-8.

______. “Cidade de Deus”. In: ______. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 163-171.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.

Documentário:

ONDE a coruja dorme. Produção de Rodrigo Letier, Roberto Berliner e Marcia Derraik. Rio de Janeiro: TvZERO e Antena, 2012. 1 DVD.

Músicas:

SILVA, Bezerra da. Acordo de malandro. In: Grandes sucessos de Bezerra da Silva. [S. l]. Atração, 2002. 1 disco sonoro.

______. Bicho feroz. In: Malandro rife. [S. l.] RCA Vik, 1985. 1 disco sonoro.

______. Foi o Dr. delegado que disse. In: É esse aí que é o homem. [S. l.]. RCA Vik, 1984. 1 disco sonoro.

______. Legítima defesa. In: Alô malandragem, maloca o flagrante. [S. l.]. RCA Vik, 1986. 1 disco sonoro.

______. Na hora da dura. In: Justiça social. [S. l.]. RCA BMG, 1987. 1 disco sonoro.

______. Não é conselho. In: Presidente caô caô. [S. l.]. BMG Ariola, 1992. 1 disco sonoro.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e ensaios

Como Citar

A dialética da marginalidade em Paulo Lins e Bezerra da Silva. (2014). Revista Crioula, 14. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.74037