Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios

Autores

  • Guilherme Resende Oliveira
  • Alex Felipe Rodrigues Lima Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
  • Sérgio Borges Fonseca Júnior Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
  • Thiago Mendes Rosa Companhia de Planejamento do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947

Palavras-chave:

Eficiência, Escolas Estaduais, DEA, Regressão Beta Inflacionado.

Resumo

O estudo verifica o nível de eficiência das escolas estaduais públicas goianas, por meio do desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o custo médio por aluno. Em um segundo momento, determina-se os condicionantes das eficiências. Para a avaliação de efi- ciência, utilizou-se o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) e para o segundo estágio, a regressão beta inflacionada, que acomoda o intervalo dos resultados obtidos na primeira etapa. As evidências empíricas mostram que as escolas militares e mais especializadas tendem a ter desempenho superior às demais, enquanto as escolas com ensino em tempo integral, e com maior média de hora aula, tendem a ser mais ineficientes.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Resende Oliveira
    Doutor em Economia pela UnB. Gerente de Inteligência Territorial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)
  • Alex Felipe Rodrigues Lima, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
    Mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB)
  • Sérgio Borges Fonseca Júnior, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
    Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador em economia do IMB
  • Thiago Mendes Rosa, Companhia de Planejamento do Distrito Federal
    Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

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Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios. (2017). Economia Aplicada, 21(2), 163-181. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947