Soft power como estratégia de marketing: a manifestação da cultura pop japonesa no Brasil

Autores

  • Jaqueline Naomy Isshiki Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127690

Palavras-chave:

Soft power, Marketing, Governo Japonês, Cool Japan, Nation Branding

Resumo

O objetivo do artigo é verificar a utilização de Soft power como estratégia de marketing, e a manifestação da cultura pop japonesa no Brasil. Para tanto, o artigo conceitua Soft Power e sua relação com a estratégia de marketing de um país, conhecida como Nation Branding. Posteriormente, analisa-se a dimensão cultural do Nation Branding do Japão, e o desenvolvimento do projeto pelo governo japonês para a imagem da marca do país: o Cool Japan.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Naomy Isshiki, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Professor Doutor de Economia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Soft power como estratégia de marketing: a manifestação da cultura pop japonesa no Brasil. (2016). Estudos Japoneses, 36, 59-70. https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127690