A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio

Autores

  • Vanessa Lima Caldeira Franceschini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Miranda-Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marília Miranda Forte Gomes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965

Resumo

Atualmente, o ensino fundamental (EF) está praticamente universalizado no Brasil e as taxas de escolarização bruta e líquida têm aumentado no ensino médio (EM). Apesar dos avanços, os resultados educacionais fornecidos pelos órgãos governamentais demonstram que o desempenho dos alunos, tanto no EF quanto no EM, tem declinado para diferentes subgrupos da população. Particularmente, alguns trabalhos têm evidenciado diferenciais educacionais importantes, segundo sexo e raça. No entanto, os estudos voltados para se entender quais os fatores associados ao desempenho escolar são, em sua maioria, direcionados para o EF. Diante disso, o objetivo deste trabalho é verificar a relação entre raça/cor, segundo sexo, para os adolescentes matriculados no 2º ano do EM, em escolas da rede estadual de ensino (REE) de nove municípios mineiros integrantes da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os dados utilizados foram os da Pesquisa Jovem (PJ) e os do Censo Escolar, referentes ao ano de 2009, e foram aplicados modelos multivariados de regressão logística. No geral, os resultados mostraram diferenciais importantes segundo raça/cor e sexo. Os riscos de reprovação no 2º ano do EM foram maiores para aqueles que se autodeclararam como sendo da raça/cor parda, sendo a situação ainda pior para o sexo feminino (OR=2,23) comparada ao sexo masculino (OR=1,66).

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio . (2016). Educação E Pesquisa, 42(3), 773-786. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965