v. 38 n. 4 (2012)

					Visualizar v. 38 n. 4 (2012)
Publicado: 2012-12-01

Editorial

  • Denise Trento Rebello de Souza, Maria Angela Borges Salvadori
    789-798
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400001

Artigos

  • O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais

    Maria José da Silva Fernandes
    799-814
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400002
  • Participação da comunidade educativa na gestão escolar

    Luísa Veloso, Daniela Craveiro, Isabel Rufino
    815-832
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000009
  • Políticas públicas, juventude e desigualdades sociais: uma discussão sobre o ProJovem Urbano em Belo Horizonte

    Geraldo Leão, Symaira Poliana Nonato
    833-848
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000016
  • Um acordo insólito: ensino religioso sem ônus para os poderes públicos na primeira LDB

    Luiz Antônio Cunha, Vânia Fernandes
    849-864
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000019
  • O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética

    Milton Rosa, Daniel Clark Orey
    865-879
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400006
  • Investigación en la práctica docente universitaria: obstáculos epistemológicos y alternativas desde la Didáctica General Constructivista

    Julio César Tovar-Gálvez, Germán Antonio García Contreras
    881-896
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400007
  • As universidades federais mineiras estão-se tornando mais desiguais?Análise da produção de pesquisa científica e conhecimento (2000-2008)

    Tulio Chiarini, Karina Pereira Vieira
    897-918
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400008
  • Processos da vida, processos da matéria: os diferentes sentidos de natureza entre biólogos e físicos

    Carolina Lima Alves Belo, Eliane Brígida Morais Falcão, Flavio Silva Faria
    919-934
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400009
  • Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual

    Daísy Cléia Oliveira dos Santos
    935-948
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010
  • La percepción social hacia las personas con síndrome de Down: la escala EPSD-1

    Jesús Molina Saorín, Rui Manuel Nunes Corredeira, Mónica Vallejo Ruiz
    949-964
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400011
  • Motivação de alunos do ensino fundamental: relações entre rendimento acadêmico, autoconceito, atribuições de causalidade e metas de realização

    Melissa Picchi Zambon, Tânia Maria Santana de Rose
    965-980
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400012
  • Bater não educa ninguém!práticas educativas parentais coercitivas e suas repercussões no contexto escolar

    Naiana Dapieve Patias, Aline Cardoso Siqueira, Ana Cristina Garcia Dias
    981-996
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400013
  • O ensino libertário e a relação entre trabalho e educação: algumas reflexões

    Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Tatiana Calsavara, Ana Paula Martins
    997-1012
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000011