PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 39 n. 4 (2013)
v. 39 n. 4 (2013)
Publicado:
2013-12-01
Editorial
EDITORIAL
Maria Angela Borges Salvadori, Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
835-840
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400001
Entrevista
Breve genealogia dos estudos da governamentalidade: o efeito Foucault e seus desdobramentos. Uma entrevista com Colin Gordon
Fabiana Jardim
1067-1087
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400016
Artigos
Do pensamento abissal à ecologia de saberes na escola: reflexões sobre uma experiência de colaboração
Marco Túlio de Urzêda-Freitas
843-858
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000022
Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática
Ana Paula Gestoso de Souza, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
859-874
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000020
Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores
Adolfo Samuel de Oliveira, Belmira Oliveira Bueno
875-890
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011
O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes
Carolina Guzmán-Valenzuela, Ronald Barnett
891-906
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400005
Professores discriminados: um estudo sobre os docentes do sexo masculino nas séries do ensino fundamental
Amanda Oliveira Rabelo
907-925
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000004
Letramento no ensino fundamental de nove anos no Brasil: ações legais e pedagógicas previstas nos documentos oficiais
Jonathas de Paula Chaguri, Neiva Maria Jung
927-942
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000023
Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
Eloísa Acires Candal Rocha, Márcia Buss-Simão
943-954
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000018
A educação escolar nas prisões: uma análise a partir das representações dos presos da penitenciária de Uberlândia (MG)
Carolina Bessa Ferreira de Oliveira
955-968
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000017
A escola como caminho socioeducativo para adolescentes privados de liberdade
Andréa Sandoval Padovani, Marilena Ristum
969-984
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400010
A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil
Ana Waleska P. C. Mendonça, Ivone Goulart Lopes, Jefferson da Costa Soares, Luciana Borges Patroclo
985-1000
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400011
Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha
Rogério de Almeida
1001-1016
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400012
La religión como currículo social: educación, valores e Islam en Europa
Vicente Javier Llorent García, Carolina Ivanescu
1017-1028
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400013
Desenhos e vozes no ensino de geografia: a pluralidade das favelas pelos olhares das crianças
Juliana Maddalena Trifilio Dias
1029-1048
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000023
Governamentalidade e a genealogia da política
Colin Gordon
1049-1065
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400015
Idioma
English
Español
Português