v. 42 n. 1 (2016)

Publicado: 2016-03-01

Editorial

  • Editorial

    Marília Pinto de Carvalho
    7-11
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164201001

Releitura

  • Ideologia e educação

    Marilena de Souza Chaui
    245-258
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100400

Entrevista

  • Percursos de Marilena Chaui: filosofia, política e educação

    Homero Silveira Santiago, Paulo Henrique Fernandes Silveira
    259-277
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100201

Artigos

  • Pesquisa em educação, movimentos sociais e colonialidade: continuando um debate

    Edla Eggert
    15-26
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603135470
  • Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente

    Vanessa Cristina da Silva, Claudia Leme Ferreira Davis
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603125797
  • Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática

    Maria Cecilia Fantinato, Darlinda Moreira
    67-82
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015031830
  • Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino

    Ermelinda Moutinho Pataca, Cristiane Borges de Oliveira
    165-180
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603137074
  • Trabalho e formação: uma análise comparativa das políticas de formação de professores em serviço no Brasil e no México

    Jaqueline Kalmus, Marilene Proença Rebello de Souza
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603141716
  • Educação, antropologia, ontologias

    Renzo Taddei, Ana Laura Gamboggi
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201506134264
  • O papel do tutor virtual na formação de professores dos anos iniciais na modalidade a distância: a matemática em foco

    Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138843
  • Educação a distância na ótica discente

    Simone de Souza, Valdeni S. Franco, Maria Luisa F. Costa
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201603133875
  • Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social

    Sandro Vinicius Sales dos Santos, Isabel de Oliveira e Silva
    131-150
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603137189
  • A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos

    Marília Fonseca, Dirce Mendes da Fonseca
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603136263
  • Bullying escolar: um fenômeno multifacetado

    Marcela Almeida Zequinão, Pâmella de Medeiros, Beatriz Pereira, Fernando Luiz Cardoso
    181-198
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138354
  • Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses

    Ana Paula Caetano, Isabel Freire, Ana Margarida Veiga Simão, Maria José D. Martins, Maria Teresa Pessoa
    199-212
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125
  • Instalación de la escuela monocultural en la Araucanía, 1883-1910: dispositivos de poder y Sociedad Mapuche

    Juan Mansilla Sepúlveda, Daniel Llancavil Llancavil, Manuel Mieres Chacaltana, Elizabeth Montanares Vargas
    213-228
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603140562
  • Formación del profesorado en la lengua y cultura indígena: una histórica demanda educativa en contexto Mapuche

    Omar Turra, Donatila Ferrada
    229-244
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603141205