v. 43 n. 3 (2017)

Publicado: 2017-09-01

Editorial

  • A estrutura da escola: uma perspectiva multidimensional

    Maria da Graça Jacintho Setton
    623-628
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220174303001

Entrevista

  • Tratar e educar o autismo: cenário político atual – entrevista com Pierre Delion

    Maria Cristina Machado Kupfer, Rinaldo Voltolini
    915-930
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017430300201

Artigos

  • Religião, formação docente e socialização de gênero

    Adriane Knoblauch
    899-914
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707163363
  • Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I

    Mônica Yumi Jinzenji, Iza Rodrigues da Luz, Regina Helena de Freitas Campos
    863-878
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133535
  • Disidencias sexuales en el sistema escolar chileno: represión e invisibilización

    Juan Cornejo Espejo
    879-898
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707166973
  • Estratégias de intervenção do serviço social nas políticas de escolarização: uma análise contemporânea

    Marta von Dentz, Roberto Rafael Dias da Silva
    695-710
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702152155
  • Sentidos de política e/de gestão nas pesquisas sobre a escola

    Graziela Zambão Abdian, Éderson Andrade, Ana Lúcia Garcia Parro
    727-742
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702152782
  • Las emociones en el profesorado: el afecto y el enfado como recursos para el disciplinamiento

    Silvina Funes Lapponi
    785-798
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610149719
  • Sobre a legitimação do campo do gênero na ANPEd

    Márcia Ondina Vieira Ferreira, Márcia Cristiane Völz Klumb Coronel
    815-831
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707159961
  • O encontro reflexivo como possibilidade de intervenção clínica em instituição educacional e grupo comunitário

    Gilberto Ferreira Barreiros, Henriette Tognetti Penha Morato
    799-814
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703150878
  • A pós-graduação e a pesquisa sobre/na educação básica: relações e proposições

    Antonia Almeida Silva, Márcia Aparecida Jacomini
    629-646
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604143113
  • Inclusão de mulheres camponesas na universidade: entre sonhos, desafios e lutas

    Wender Faleiro, Magno Nunes Farias
    833-846
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707168124
  • Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e culturas

    Isaura Isabel Conte, Marlene Ribeiro
    847-862
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707160785
  • Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula

    Fernando Rezende da Cunha Júnior
    681-694
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707154754
  • (Des)vinculações de Planos Municipais de Educação metropolitanos com outros instrumentos de gestão local da educação

    Donaldo Bello de Souza, Alzira Batalha Alcântara
    711-726
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604144540
  • A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz

    Rita de Cassia Fernandes Signor, Ana Paula Berberian, Ana Paula Santana
    743-763
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610146773
  • Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal

    Jesús Rodríguez Rodríguez, Margarida Delgado Paiva
    765-784
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707154684
  • Tecnologías de gobierno en la formación de profesionales de la salud en una universidad tradicional

    Jimena Carrasco-Madariaga, Marcela Apablaza-Santis
    647-662
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707162693
  • Conocimiento pedagógico: explorando nuevas aproximaciones

    Paula Guerra, Helena Montenegro
    663-680
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702156031