Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Anita Malfatti como retratista: análise das relações entre a pintora e os retratados nos anos 1930-1940

Morgana Souza Viana

Resumo


O artigo procura estabelecer a conexão entre os retratos que Anita Malfatti realizou nos anos de 1930/1940 e as relações pessoais e profissionais que levaram a produção desses quadros. Através da análise e catalogação de documentos no Fundo Marta Rossetti Batista, no Arquivo do IEB-USP, pretendeu-se encontrar dados das relações entre a pintora e os retratados, separando-os em categorias: amigos, familiares e encomendas. Através de catalogação, interpretação e transcrição de documentos, realizou-se análises dos dados e se construiu esquemas de relações pessoais e sociais. Os documentos encontrados trazem diversos dados biográficos sobre estes indivíduos e revelam um projeto de Anita Malfatti para se inserir no mercado de arte de forma mais lucrativa. A partir de influências, como Cândido Portinari, a quantidade de retratos feitos no período demonstram uma relação diferente entre a artista e o mercado de arte da época, um reflexo de sua situação financeira não favorável e uma nova visão sobre uma figura tão martirizada pelos teóricos do modernismo brasileiro. 


Palavras-chave


Anita Malfatti, retratos, IEB.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao Museu. 1ºEdição. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 1976.

ANDRADE, Mário de; (org.) BATISTA, Marta Rossetti. Cartas a Anita Malfatti. 1ºEdição. São Paulo, SP: Editora Forense Universitária, 1989.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço: Biografia e estudo da obra. 1º Edição. São Paulo, SP: Editora 43; Edusp, 2006.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço: Catálogo da obra e documentação. 1ºEdição. São Paulo, SP: Editora 43; Edusp, 2006.

BATISTA, Marta Rossetti. Os Artistas Brasileiros na Escola de Paris. 1º Edição. São Paulo, SP: Editora 43; 2012.

BATISTA, M. R. (Org.); LIMA, Y. S. (Org.) . Coleção Mário de Andrade. Artes Plásticas. 2a. edição revista e ampliada.. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros / IMESP, 1998. v. 1. 322p.

BATISTA, M. R. (Org.) ; LIMA, A. P. F. C. (Org.). Escritos sobre Arte e Modernismo Brasileiro. 01.ed. Sao Paulo: Editora 34, 2012. v. 01. 320p

BAXANDALL, M. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. 1º Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. 6º Edição. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1997.

CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedade na Arte Italiana – Ensaios de História Social da Arte. 1ºEdição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2006.

CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society (World of Art). 2º Edição. Londres, Reino Unido: Thames and Hudson; 1990.

CARDOSO, Renata Gomes. Anita Malfatti em Paris, 1923-1928. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em:.

CARDOSO, Renata G. A crítica de arte no entorno de Anita Malfatti e seu reflexo na história da arte brasileira. Revista de História da Arte, v. 9, p. 127-148, 2008.

CARDOSO, Renata G. Algumas considerações sobre a pintura de Anita Malfatti do início do séc. XX. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2005, Belo Horizonte. XXIV Colóquio CBHA – Anais. Belo Horizonte: C/ Arte Editora; CBHA, 2005. v. 1. p 1-7.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. Tropical, de Anita Malfatti. Novos Estudos. CEBRAP, v. 80, p. 163-172, 2008.

DURAND, José Carlos. Arte, Privilégio e Distinção. 1º Edição. São Paulo, SP: Editora Perspectiva; 2009.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens – uma história de amor e ódio. 1ºEdição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001.

MICELI, Sergio. Imagens Negociadas: retratos da elite brasileira (1920-40). 1º Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

NOCHLIN, Linda. Why There Have Been no Gratests Women Artists? Art and Sexual Politics. New York, Macmilan Publishing Co, 1973, 2ª ed.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti Simioni. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. 1º Edição. São Paulo, SP: Edusp; 2008.

TVARDOVSKAS, L. S. . Teoria e crítica feminista nas artes visuais. In: XXVI ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011.

VIGUÉ, Jordi. Great Women Masters of Art. 1º Edição. New York, NY: Watson-Guptill Publications; 2002.

WEST, S. . Portraiture. Coleção Oxford History of Art. 1º Edição. Estados Unidos, Oxford University Press, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v4i4p167-184

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.