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As adaptações de João Ribeiro em “História do Brasil”

Joabe França Mendonça

Resumo


“História do Brasil” de João Ribeiro é de grande importância na história dos livros didáticos, pois foi adotado pelos principais colégios do país no início do século XX, além de ter influenciado diversas gerações. Tal extensão advém de sua capacidade de síntese e à interpretação, e é neste último ponto um de seus destaques. Ribeiro esquivou-se da história tradicional (que dava ênfase às questões administrativas). Embebecido pelo historicismo germânico, instituiu na história do Brasil o estudo de aspectos socioculturais, o que fez com seu livro se tornasse um grande sucesso no mercado editorial. O livro foi direcionado para diversos cursos: superior (níveis normal e secundário) e inferior (nível primário). Atualmente muitos estudiosos se debruçam sob o trabalho de Ribeiro, porém as análises a respeito de suas adaptações ainda são escassas, e as diferenças entre as distintas edições da obra ainda precisam ser analisadas. A presente pesquisa parte em primeiro momento da significância da obra e do autor destacado, e posteriormente chegamos ao objetivo central: a análise comparativa da adaptação do livro para o curso primário e do “original” para o curso superior. Esperamos com a pesquisa reafirmar a importância de Ribeiro na história dos livros didáticos, além de estudar a obra como um objeto físico.


Palavras-chave


História do Brasil, adaptações, inovações.

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Referências


Referências bibliográficas

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v4i4p107-123

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