Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A Religiosidade no Campo e a Festa do Divino Espírito Santo: das Origens Pagãs às Ressignificações Sorocabanas

Lucas Landim Castroviejo Pastre, José Roberto Americo Collaço

Resumo


Tomando a festa do Divino Espírito Santo como exemplo de religiosidade no campo, manifesta através do catolicismo rústico e sua dinâmica pautada no campesinato, procurou-se encontrar referências que pudessem analogicamente conectar certas tradições dessa festividade aos antigos elementos de culto pagão. Mediante o agradecimento e / ou pedido de fartura envolto da figura sacralizada do alimento dentro da festa, identificamos a sua correlação com os remotos cultos da fertilidade. Cada festa possui as suas próprias especificidades. A pesquisa atentou-se para aquelas realizadas na região de Sorocaba – SP. Recorreu-se a uma vasta revisão bibliográfica (feita em Museus, Bibliotecas e Universidades) pautada em autores especializados no tema, além de uma rica entrevista com José Rubens Incáo, pesquisador e diretor da Biblioteca Infantil Municipal de Sorocaba “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Buscou-se mostrar como a festa sorocabana teve o seu auge no período das tropas e feiras de muares e hoje, em declínio, encontra-se tímida e amplamente ressignificada. A essência que fundamenta a festa do Divino persiste no tempo, porém, de forma singela, sem a mesma pomposidade de outrora. A religiosidade que permeia a fé no Divino Espírito Santo continua a guardar suas manifestações de gratidão e fartura, uma referência clara e direta aos alicerces pré-cristãos que também foram estudados aqui em nossos relatos.

Palavras-chave


Festa do Divino Espírito Santo; Catolicismo Rústico; Religiosidade no Campo; Paganismo; Sorocaba

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Alceu Maynard. Poranduba paulista: estudos de folclore. Tomo I: festas. São Paulo, 1957. P. 50-51.

AZEVEDO, Aroldo de. Brasil, a terra e o homem - volume 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memória do sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Edições Paulinas, 1985. 265 p. (Coleção Estudos e Debates Latino-Americanos).

CASCUDO, Luis da Camara. Dicionário do folclore brasileiro. 6ª Edição. São Paulo: Editora Itatiaia. 1988. (Coleção Reconquista do Brasil 2ª Série)

CAVALHEIRO, Carlos Carvalho. Folclore em Sorocaba. 1ª Edição. Sorocaba: Terrasgada – Prefeitura Municipal, 1999. 146 p.

EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro no tempo dos Vice-Reis – 1763-1808. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000. 480 p. (Coleção Brasil 500 Anos)

ELIADE, Mircea. O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. Tradução: Beatriz Perrone-Moisé e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2002. 576 p.

FAUR, Mirella. O anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para celebrar a Deusa. São Paulo: Gaia, 1999. 456 p.

FESTA DOS TABULEIROS. Historial. A origem. 2015. Disponível em: (Acesso em: 12.07.2015)

FRIOLI, Adolfo. Sorocaba: registros históricos e iconográficos. São Paulo: Laserprint, 2003. 135 p.

MADAS-LAM (Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba – Comendador Luiz Almeida Martins). Festa do Divino Espírito Santo. Sorocaba. 2002. 14 p.

MARIANO, Neusa F. O Divino faz festa em Sorocaba (SP). Cadernos Ceru (USP), v. 23, p. 223-238. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.

MEIRA, Elinaldo da Silva. No lugar da rua do porto, das poéticas de uma festa do Divino. 2009. 228 p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

O’HARA, Gwydion. Caminhos pagãos: uma forma de encontrar a espiritualidade na natureza. Tradução de Getúlio Elias Schanoski Júnior. São Paulo: Madras, 2004.

OGILVIE, R. M. The romans and their Gods in the age of Augustus. W. W. Norton & Company, 1970. (Inglês)

PERECIN, Marly T. Germano. A festa do Divino Espírito Santo no Oeste Paulista (Generalizações sobre a Festa da Alegria Religiosa). 2006. 20ª Recepção ao Império do Divino Espírito Santo na Casa Xavier de Oliveira. Itu, 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICAPA. Festa do Divino Espírito Santo Piracicaba – SP. Piracicaba: Centro de Comunicação Social – Criação e Artes, 2003.

RODRIGUES, Herbert. Entre o espetáculo e a devoção: a festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes (SP). 2006. 182 p. Tese (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

WANDERLEY, M. N. B. Raízes históricas do campesinato brasileiro. XX Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu – MG, 1996.

ZALUAR, Alba. Os homens de Deus – um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v4i4p45-70

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.