MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.211Palavras-chave:
Modelagem Paramétrica, Cortadora a laser, Grasshopper, Processo de Projeto, ParametrizaçãoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso da modelagem paramétrica em duas experiências didáticas. O primeiro experimento envolveu recursos do programa Paracloud e sua relação com o programa Rhinoceros, que resultou na produção de modelos físicos produzidos com o auxílio da cortadora a laser. No segundo experimento, os estudantes produziram algoritmos no Grasshopper, resultando em famílias de estruturas e coberturas. O objeto de estudo são os algoritmos e modelos físicos e digitais resultantes desta experimentação. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que a modelagem paramétrica estimula a criatividade, pois permite a combinação de diferentes parâmetros, que resultam em descobertas inesperadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-02-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA. (2012). Gestão & Tecnologia De Projetos, 6(2), 43-66. https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.211