Vozes e silêncios: apontamentos sobre reflexividade em filmes etnográficos

Autores

  • João Martinho de Mendonça Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116356

Palavras-chave:

filme etnográfico, reflexividade, subjetividade, Jean Rouch, Margaret Mead, Edgar Teodoro da Cunha

Resumo

Este artigo pretende discutir a voz autoral como expressão de subjetividade e de reflexividade em filmes etnográficos. Analisa três usos da voz autoral para estabelecer correlações entre níveis teórico-metodológicos, audiovisuais e emocionais. A voz, pensada como um tipo especial de performance corporal, é sugerida como exercício e prática de pesquisa. A abordagem aqui experimentada procura perceber, todavia, como vozes autorais nos filmes podem ser situadas num esforço de aproximação dos problemas da antropologia contemporânea desde os anos 1980. Assim, a preocupação central recai sobre como filmes etnográficos contribuem para o pensamento antropológico, com especial atenção para a experiência etnográfica, o diálogo e a subjetividade. Filmes de antropólogos como Margaret Mead e Jean Rouch, bem como de um autor brasileiro mais recente, Edgar Cunha, são tomados como base analítica a partir da qual a importância da voz autoral pode ser reavaliada. Espera- -se que essa discussão possa contribuir para o exame crítico tanto de produções já realizadas quanto em projetos futuros.

Translation: Thaddeus Gregory Blanchette

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Martinho de Mendonça, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto
    Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp. Pesquisador pelo CNPq e docente nos cursos (graduação e pós) de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena o grupo de pesquisa AVAEDOC/ Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários.

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Vozes E Silêncios: Apontamentos Sobre Reflexividade Em Filmes etnográficos”. 2016. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116356.