Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia

Autores

  • Chao Lung Wen Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Patologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p7-15

Palavras-chave:

Anatomia do Corpo Humano por Computação Gráfica 3D, Objetos Educacionais de Aprendizagem, Impressora 3D, Aplicativos de Anatomia em 3D para Tablets e Smartphones.

Resumo

O projeto Homem Virtual promove a integração entre o aprendizado da anatomia topográfica e estrutural humana, da fisiologia, da fisiopatologia e de métodos de diagnósticos por imagens por meio do uso de objetos de aprendizagem interativos a partir da utilização de mídias digitais, impressoras 3D, tablets e smartphones. Existem três aspectos de destaque nesta iniciativa: a construção (modelagem de objetos digitais) das estruturas em computação gráfica 3D, utilização de recursos dinâmicos (animações) para explicar o funcionamento dos processos fisiológicos e fisiopatológicos de maneira objetiva e clara e a coordenação educacional para a organização didática dos conteúdos. De um modo geral, os recursos provenientes do projeto Homem Virtual abrem possibilidades inovadoras para aprendizagem uma vez que o seu acervo 3D estimula o estudante a observar e analisar vídeos específicos, a associar imagens com textos de referência, a identificar detalhes significativos nos conteúdos transmitidos, a personalizar objetos anatômicos e, até mesmo, a gerar objetos físicos de peças anatômicas em três dimensões com qualidade realística, por meio de impressoras 3D. E com a popularização destas, pela primeira vez na história do Brasil, é possível difundir conhecimentos científicos por meio da internet que podem ser produzidos localmente pelos usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–15, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i1p7-15. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/117669.. Acesso em: 29 mar. 2024.