Expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização

Autores

  • Maria José de Mesquita Serra Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia
  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19747

Palavras-chave:

Expectativa materna, Alfabetização, Escrita da criança

Resumo

Este trabalho examina a relação entre a expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização. Um questionário do qual constavam sete textos de diferentes momentos da aprendizagem da escrita foi apresentado a 45 mães que deveriam assinalar como esperavam e como desejavam que seus filhos estivessem escrevendo no meio (julho) e ao final (novembro) do ano letivo. Nestas épocas, foram coletadas amostras da produção escrita das crianças. Em julho, o desempenho das crianças foi além do esperado e do desejado por suas mães. Contudo, em novembro, diminuiu o número de crianças cujo desempenho superou o esperado ou o desejado pelas mães, aumentando a percentagem daquelas que ficaram aquém do que suas mães declararam esperar ou mesmo desejar. Neste caso, grande parte das crianças tem mães cujo desejo supera a expectativa que têm quanto à produção escrita da criança. A maioria das crianças cujo desempenho surpreendeu suas mães foram aquelas cujo desejo e expectativa materna coincidiram.

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Publicado

2005-04-01

Edição

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