Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada

Autores

  • Samira Schultz Mansur
  • Adair José Marcon

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19798

Palavras-chave:

Perfil motor, Crianças, Adolescentes, Deficiência mental moderada

Resumo

O controle motor de deficientes mentais é alterado pela insuficiência de informações entre os comandos aferente e eferente. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil motor de crianças portadoras de deficiência mental de grau moderado. O grupo de estudo foi constituído por 20 crianças, ambos os sexos, entre 7 e 15 anos, alunos das APAEs dos municípios de Biguaçu e Palhoça/SC, em 2005. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor "EDM". O tratamento estatístico foi realizado com o programa Epi Info 6.0. A todas as habilidades motoras avaliadas foi atribuído nível "muito inferior". O quociente da motricidade fina obteve o menor déficit, sendo que ao quociente da organização temporal atribuiu-se o maior déficit. Tais resultados mostraram a estreita relação entre o potencial cognitivo e a conduta motora de deficientes mentais de grau moderado. Os déficits funcionais observados entre deficientes mentais podem ser conseqüentes à inadequação de suas habilidades psicomotoras, interferindo no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Referências

Croen LA, Grether JK, Selvin S. The epidemiology of mental retardation of unknown cause. Pediatrics. 2001;107(6):86-90.

Chechlacz M, Gleeson JG. Is mental retardation a defect of synapse structure and function? Pediatr Neurol. 2003;29(1):11-7.

Battaglia A, Carey JC. Diagnostic evaluation of developmental delay/mental retardation: ano verview. Am J Med Genet. 2003;117(1):3-14.

Panek PE, Smith J. Assessment of terms to describe mental retardation. Res Dev Disabil.2005;26(6):565-76.

Kaufmann W, Moser H. Dendritic abnomalies indisorders associated with mental retardation cerebral cortex. Cereb Cortex. 2000;10(10):981-91.

Rosenbaum DA, Carlson RA, Gilmore RO. Acquisition of intellectual and perceptual-motor skills. Annu Rev Psychol. 2001;52:453-70.

Schweizer K, Koch W. Perceptual processes and cognitive ability. Intelligence. 2000;31(3):211-35.

Casey BJ, Giedd JN, Thomas KM. Structural and functional brain development and its relation to cognitive development. Biol Psychol. 2000;54(1-3):241-57.

Hernández-Muela S, Mulas F, Mattos L. Plasticidad neuronal funcional. Rev Neurol. 2004;38:58-68.

Smits-Engelsman BCM, Wilson PH, Westenberg Y, Duysens J. Fine motor deficiencies in children with developmental coordination disorder and learning disabilities: an underlying open-loop control deficit. Hum Mov Sci. 2003;22(4-5):495-513.

Schmitz C, Assaiante C. Development sequence in the acquisition of anticipation during a newco-ordination in a bimanual load-lifting task in children. Neurosci Lett. 2002;330(3):215-8.

Bonifacci P. Children with low motor ability have lower visual-motor integration ability butunaffected perceptual skills. Hum Mov Sci.2004;23(2):157-68.

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4thed. Washington (DC); 1994.

Rosa Neto F. Valoracion del desarrollo motor ysu correlacion con los transtornos delaprendizage [tesis]. Zaragoza: Ciencias de la Actividad Fisica y el Deporte de la Facultad de Medicina de la Universidad de Zaragoza; 1996.

Rodrigues LR. Caracterização do desenvolvimento físico, motor e psicossocial de pré-escolares de Florianópolis – SC [dissertação]. Florianópolis: Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos da Universidade do Estado de Santa Catarina; 2000.

Fonseca V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed; 2001.

Rosa Neto F, Costa SH, Poeta LS. Perfil motor em escolares com problemas de aprendizagem. Pediatr Mod. 2005;41(3):109-17.

Waber DP, Weiler MD, Bellinger DC, Marcus DJ, Forbes PW, Wypij D, et al. Diminished motor timing control in children referred for diagnosis of learning problems. Dev Neuropsychol. 2000;17(2):181-97.

Geuze RH. Static balance and developmental coordination disorder. Hum Mov Sci. 2003;22(4-5):527-48.

Jausovec N, Jausovec K. Spatiotemporal brain activity related to intelligence: a low resolution brain electromagnetic tomography study. Cogn Brain Res. 2003;16(2):267-72.

Wilson PH, Maruff P, Ives S, Currie J. Abnormalities of motor and praxis imagery in children with developmental coordination disorder. Hum Mov Sci. 2001;20(1-2):135-59.

Vogel J, Bowers CA, Vogel D. Cerebral lateralization of spatial abilities: a meta-analysis. Brain Cogn. 2003;52(2):197-204.

Fits IBM, Hadders-Algra M. The development of postural response patterns during reachingin healthy infants. Neurosci Biobehav Rev.1998;22(4):521-6.

Habib M. The neurological basis of developmental dyslexia: an overview and working hypothesis. Brain. 2000;123 Pt 12:2373-99.

Bear M, Connors B, Paradiso M. Neuroscience: exploring the brain. Maryland: Williams & Wilkins; 1996.

Becchio C, Bertone C. Object tempora lconnotation. Brain Cogn. 2003;52(2):192-6.

McCartney G, Hepper P. Development of lateralized behavior in the human fetus from 12 to 27 weeks ́gestation. Dev Med Child Neurol. 1999;41(2):83-6.

Reigger-Krugh C. Relationship of mechanical and movement factors to prenatal musculoesqueletal development. Phys Occup Ther Pediatr. 1993;12:19-36.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original