Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial

Autores

  • Susana Engelhard Nogueira
  • Maria Lucia Seidl de Moura

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19839

Palavras-chave:

Intersubjetividade, Interação social, Desenvolvimento infantil inicial, Social interaction

Resumo

O conceito de intersubjetividade tem sido abordado segundo diferentes interpretações no campo da Psicologia. Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos desse conceito, apontando sua utilização em estudos sobre o desenvolvimento infantil inicial nas últimas décadas. Busca-se ainda discutir e comparar diferentes perspectivas teóricas que abordam o papel da intersubjetividade e da interação social no desenvolvimento infantil. Entende-se que as perspectivas discutidas não esgotam plenamente o tema, mas contribuem para uma reflexão sobre como a intersubjetividade pode ser vista como aspecto indissociado de processos básicos que envolvem reciprocidade como a comunicação inicial, interação social e afetividade.

Referências

Penteado JRW. A técnica da comunicação humana. São Paulo: Pioneira; 1993.

Joppling D. Cognitive science, other minds and the philosophy of dialogue. In: Neisser U, editor. The perceived self. New York: Cambridge University Press; 1993. p.290-309.

Braten S. Introduction. In: Braten S, editor. Inter subjectivity communication and emotion in early ontogeny. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. p.01-12.

Tomasello M. Social cognition before the revolution. In: Rochat P, editor. Early social cognition: understanding others in the first months of life. New Jersey: Lawrence Erlbaum; 1999. p.301-14.

Gopnik A, Meltzoff A. Imitation, cultural learning and the origins of “theory of mind”. Commentary. Behavioral and Brain Sciences1993; 16: 521-3.

Trevarthen C. Conversations with a two-month-old. New Scientist1974; 2: 230-5.

Trevarthen, C. The concept of foundations of infant inter subjectivity. In: Braten S, editor. Inter subjectivity communication and emotion in early ontogeny. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. p.15-46.

Bateson MC. The interpersonal context of infant vocalization. Quarterly Progress Report of the Research Laboratory of Electronics. 1971; 100: 170-6.

Trevarthen C, Hubley P. Secondary inter subjectivity: confidence, confiding and acts of meaning in the first year. In: Lock A,editor. Action, gesture and symbol: the emergence of language. London: Academic Press; 1978. p.183-229.

Piaget J. The first year of life of the child. In: Gruber HE, Vonèche JJ, editors. The essential Piaget: an interpretive reference and guide. Northvale/London: Jason Aronson; 1996.p.199-214. (original publicado em 1927/1928).

Seidl de Moura ML, Ribas AFP. Evidências sobre características de bebês recém-nascidos: um convite a reflexões teóricas. In: Seidl de Moura ML, editor. O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2004. p.21-59.

Stern D. O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.

Mahler M. As psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Artes Médicas; 1983.

Rochat P, Striano T. Social-cognitive development in the first year. In: Rochat P, editor. Early social cognition: understanding others in the first months of life. Mahwah, New Jersey & London: Lawrence Erlbaum;1999. p.03-34.

Trevarthen C. Modes of perceiving and modes of acting. In: Pick JH, editor. Psychological modes of perceiving and process inginformation. New Jersey: Erlbaum; 1978.p.99-136.

Rochat P. The infant’s world. Cambridge: Harvard University Press; 1991.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Atualização