Condutas terapêuticas de atenção às famílias da população infantojuvenil atendida nos centros de atenção psicossocial infantojuvenis (CAPSI) do estado de São Paulo

Autores

  • Caroline Dombi-Barbosa LASAMEC.
  • Moacyr Miniussi Bertolino Neto LASAMEC.
  • Felipe Lessa Fonseca LASAMEC.
  • Carlos Mendes Tavares LASAMEC.
  • Alberto Olavo Advincula Reis LASAMEC.

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19916

Palavras-chave:

famílias, condutas terapêuticas, saúde mental, grupos de famílias

Resumo

Os Centros de Atenção Psicossociais Infantojuvenis (CAPSi) são elementos estratégicos da atenção pública em saúde mental ofertado para população infantojuvenil com sofrimento psíquico intenso e persistente. São articulados numa rede de atenção que extrapola o campo da saúde e interage com os recursos do território de determinada comunidade para promover inclusão social de crianças e adolescentes e conta para tanto também com a co-responsabilização das famílias, escolas e outros setores sociais. No rol de suas condutas terapêuticas há espaço reservado para o atendimento de familiares quando essa medida for necessária para aquela dirigida à clientela em foco. OBJETIVO: identificar condutas terapêuticas oferecidas às famílias de crianças e adolescentes atendidos nos CAPSi. MÉTODO: estudo transversal em crianças e adolescentes provenientes dos prontuários ativos, selecionados aleatoriamente, de 19 CAPSi do Estado de São Paulo no período de setembro de 2008 a fevereiro de 2009. A análise descritiva foi apresentada por meio de tabelas de número e porcentagem. RESULTADOS: a mãe se revelou a principal cuidadora dessa população fora dos serviços. Contudo, há de se destacar a importante ausência de registros de atendimento ou propostas realizadas às famílias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a principal conduta indicada para as famílias são os atendimentos grupais, as famílias têm sido pouco privilegiadas nas condutas terapêuticas dentro dos projetos terapêuticos da população atendida. As falhas de registro nos prontuários pesquisados podem ser uma limitação do estudo. As ações são preponderantemente institucionais e as ofertas extramuros são raríssimas.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria/GM nº 336 de 19 de fevereiro de 2002. Brasília (DF); 2002.

Melman J. Intervenções familiares no campo da reforma psiquiátrica. In: Fernandes MIA, Scarcelli IR, Costa ES, organizadoras. Fim de séculos: ainda manicômios? São Paulo: IPUSP; 1999.p.171-186.

Melman J. Família e doença mental. Repensando a relação entre profissionais de saúde e familiares. São Paulo: Escrituras; 2001.

Vecchia MD, Martins STF. O cuidado de pessoas com transtornos mentais no cotidiano de seus familiares: investigando o papel da internação psiquiátrica. Estudos de Psicologia. 2006; 11 (2): 159-168.

Ministério da Saúde. Portaria/GM nº 336de 19 de fevereiro de 2002. Brasília, 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília (DF);2004.

Costa-Rosa A, Luzio CA, Yasui S. Atenção Psicossocial: rumo a um novo paradigma na Saúde Mental Coletiva. In: Amarante P organizador. Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, v. 2.

Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Mello MF, Mello AAF, Kohn R, organizadores. Epidemiologia da saúde mental no Brasil. Porto Alegre: Artmed; 2007. p.207.

Schrank G, Olchowsky A. O CAPS e as estratégias para inserção da família. Rev. Esc Enferm USP. 2008; 42 (1): 127-134.

Velho G. Família e subjetividade. In: Almeida MA organizadora. Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Espaço e tempo/Editora da UFRRJ. 1987. p.79-87.

Badinter E. Um amor conquistado: omito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1985.

Rosa LCS. A inclusão das famílias nos projetos terapêuticos dos serviços de saúde mental. Psicologia em Rev.2005; 11(18):205-218.

Pereira MAO, Pereira AJ. Transtorno mental: dificuldades encontradas pela família. Rev. Esc Enferm USP. 2003;37(4):92-100.

Pegoraro RF, Caldana RHL. Mulheres, loucura e cuidado: a condição da mulher na provisão e demanda por cuidados em saúde mental. Saúde Soc São Paulo. 2008;17(2):82-94.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original