Análise qualitativa das percepções de cirurgiões-dentistas envolvidos nos atendimentos de pacientes com necessidades especiais de serviços públicos municipais

Autores

  • Alexandre Luiz Affonso Fonseca Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Programa de Pós - Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle
  • Ligia Ajaime Azzalis Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Universidade Federal de São Paulo
  • Carlos Botazzo Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19959

Palavras-chave:

Pessoas portadoras de necessidades especiais, serviços de saúde bucal, assistência odontológica para pessoas portadoras de necessidades especiais, avaliação em saúde^i1^sclassifica, promoção da saúde

Resumo

O número de pessoas com necessidades especiais bem como as questões referentes ao atendimento desses pacientes e a partir da resolução 25/2002, publicada no Diário Oficial da União - D.O.U. - em 28/05/2002 pelo Conselho Federal de Odontologia, regulamenta a especialidade, com intenção de capacitar os cirurgiões-dentistas ao atendimento de pessoas que necessitam de cuidados odontológicos especiais durante toda a sua vida ou por um período. Um dos pontos levantados no atendimento a esses pacientes está a questão da integralidade de modo que essa seria a de compreender o paciente e propor atendê-lo por inteiro em suas necessidades de saúde. Assim, o objetivo é verificar as percepções dos cirurgiões-dentistas sobre o atendimento de crianças com necessidades especiais. Desta maneira, evidenciaram-se dificuldades desses profissionais em descrever as reais necessidades das crianças com necessidades especiais no tocante ao atendimento odontológico, tanto em nível do serviço de saúde público municipal, como nos quesitos de formação específica para o exercício profissional com esta população.

Referências

O’Donnell D. The special needs patient treatment in general practice: is it feasible? International Dental J. 1996; 24(04):315-319.

Castilho LS, Carvalho CF, Toso FP, Jacob MF, Abreu MHNG, Resende VLS. Utilização do INTO para triagem de grandes grupos populacionais – Experiência com pacientes especiais. Rev CROMG2000; 6(3): 195-199.

Brasil. Ministério da Saúde. Atenção à pessoa portadora de deficiência no sistema único de saúde. Brasília: 1993.48p.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Rio de Janeiro: Edições Trabalhistas, 1988. p 149.

Brasil. Lei Número 8080 – 19 de set. 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento aos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de set. 1990.

Botazzo C. Novas Abordagens em saúde bucal. A questão da integralidade. In: Garcia DM (Org.). Novos rumos da saúde bucal: os caminhos da integralidade. Rio de Janeiro; ABO/ANS/UNESCO, 2005, p.43-7.

Figueiredo JR. Estratégias para a provisão de cuidados no atendimento odontológico a pacientes portadores de deficiência. [mestrado]. São Paulo: FOUSP; 2002.

Mugayar LRF. Pacientes Portadores de Necessidades Especiais: Manual de Odontologia e Saúde Oral.1ª ed. São Paulo: Pancast; 2000.

Botazzo C. Saúde Bucal e Cidadania. Transitando entre a teoria e a prática. 2003.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 7a.ed. São Paulo: Hucitec; 2000.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1979.

Alves EGR, Ramos DLP. Profissionais de saúde: vivendo e convivendo com HIV/AIDS. São Paulo: Santos; 2002.

Cardoso VES, Pernambuco RA, Olympio KPK, Bardal PAP, Silva PA. Programa odontológico de educação e prevenção em pacientes especiais: introdução dos educadores e auxiliares como higienistas. Odontologia e Sociedade2002; 4(1): 49.

Jacob LS, Marchioni SAE, Galli VL. Algumas Contribuições da psicologia no atendimento odontológico ao paciente especial. In: Pacientes Portadores de Necessidades Especiais: Manual de Odontologia e Saúde Oral. 1ª ed. São Paulo: Pancast; 2000.

Mello MASR. Autismo: Guia prático. 4ed. São Paulo: AMA; Brasília: CORDE; 2004.

Seger L, et al.. Psicologia & Odontologia: uma abordagem integradora. 3.a ed. São Paulo: Santos; 1998.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original