Grupo de cuidado com a equipe de saúde mental: uma estratégia de desenvolvimento profissional

Autores

  • Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira Universidade Estadual de Londrina; Department of Psychology and Psychoanalysis
  • Manoel Antônio dos Santos University of São Paulo; Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Department of Psychology

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20052

Palavras-chave:

saúde mental, equipe de assistência ao paciente, capacitação em serviço de saúde mental

Resumo

A Atenção Psicossocial, modelo de atenção em saúde mental vigente no Brasil, tem como princípios a democratização, participação social, envolvimento, co-responsabilização, acolhimento, escuta polifônica e transversalidade. Vincula saúde mental à cidadania e qualidade de vida, visando à promoção da reabilitação psicossocial, protagonismo e autonomia dos usuários. O profissional é caracterizado como cuidador e tem como principal instrumento de trabalho sua própria pessoa, mediante contato direto e prolongado com usuários e equipe. O trabalho em saúde mental engendra um tipo particular de vulnerabilidade, em função do constante envolvimento afetivo com a clientela e outros profissionais, demandando recursos afetivos, posturas profissionais, habilidades e competências que ultrapassam os limites do conhecimento formal. Em função destes aspectos, diversos estudos apontam a natureza e organização do trabalho em saúde mental como geradoras de sobrecarga e estresse para profissionais. Este estudo teve por objetivo identificar as temáticas emergentes em um processo de intervenção realizado com profissionais das equipes de dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPS de uma cidade do norte do Paraná, Brasil. Foram realizados 10 encontros semanais do grupo de cuidado direcionado à equipe de saúde mental, nos quais se desenvolveram atividades vivenciais, seguidas de discussão em grupo. A análise qualitativa dos diários de campo permitiu a identificação de três núcleos temáticos: "O cuidado de si: assumindo responsabilidade na redução da vulnerabilidade", "Da posição individualista ao projeto coletivo" e "Ressignificando o trabalho em equipe". Conclui-se que a intervenção promoveu reflexões importantes sobre questões do cotidiano assistencial, que repercutiram nas práticas profissionais dos participantes, evidenciando as potencialidades do grupo como uma estratégia de desenvolvimento profissional na área de saúde mental.

Referências

Amarante, P. Manicômio e loucura no final do século e do milênio. In: Fernandes MI(Org.), Fim de século: ainda manicômios? São Paulo: IPUSP; 1999. p. 47-56.

Amarante, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Conferência Regional de Reformados Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília, 2005. Disponível em: http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/Relatorio_ 20anos_Caracas.pdf. Acesso em: maio de 2008.

Ayres JRCM. Sujeito, intersubjetividade epráticas em saúde. Ciência e Saúde Col.2001; 6(1): 63-72.

Mandú ENT. Intersubjetividade na qualificação do cuidado em saúde. Rev Latino-Am Enf. 2004; 12(4): 665-75.

Zoboli ELCP. A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase nas relações. Rev. Esc. Enfermagem USP. 2004; 38(1):21-7.

Pegoraro RF, Caldana RHL. Sofrimento psíquico em familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Interface- Comunic., Saúde, Educ. 2008; 12(25):295-307.

Costa RP. Interdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções. Rev Mental. 2007;5(8): 107-24.

Ishara S. Equipes de saúde mental: avaliação da satisfação e do impacto de trabalho em hospitalização integral e parcial, 2007. Tese (Doutorado em Saúde Mental) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2007.

Moraes SDTA et al. Acolhendo o acolhedor: o caminho mais curto para a humanização da assistência. Rev Bras Crescimento Desenvolv. Hum. 2009; 19(3): 393-402.

Lunardi VL, Lunardi Filho WD, Silveira RS, Soares NV, Lipinski JM. O cuidado de si como condição para o cuidado dos outros na prática de saúde. Rev. Latino-Am Enf. 2004; 12(6): 933-39.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

Biasoli-Alves ZMM, Dias-da-Silva MGF. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia (Ribeirão Preto). 1992; 2: 61-9.

Dimenstein M, Figueiró RA. O cotidiano deusuários de CAPS: empoderamento ou captura? Fractal: Rev Psicol. 2010;22(2):431-46.

Sales AL, Dimenstein M. Psicólogos no processo de reforma psiquiátrica: práticas em desconstrução? Psicol Estud (Maringá).2009; 14(2): 277-85.

Lopes EFS, Perdomini FRI, Flores GE, Brum LM, Scolas ML, Buogo M. Educação em saúde: um desafio para a transformação da práxis no cuidado em Enfermagem. Rev. Hosp. Clínicas (Porto Alegre). 2007; 2(27):25-7.

Merhy EE. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface Comunic Saúde Educ.2005; 9(16): 172-74.

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original