Consumo alimentar de adolescentes praticantes de canoagem

Autores

  • Nicolas Aguiar Gonçalves Secretaria de Segurança Alimentar de São Vicente
  • Priscila Pompeu Cecchi Secretaria de Segurança Alimentar de São Vicente
  • Maira Mariano Oliveira Secretaria de Segurança Alimentar de São Vicente
  • Vera Maria Hollanda Mollo Secretaria de Segurança Alimentar de São Vicente
  • Alessandra Frutuoso Blaya USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Sonia Tucunduva Philippi USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Sophia Cornbluth Szarfarc USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20057

Palavras-chave:

adolescentes, canoagem, adequação do consumo alimentar

Resumo

A adolescência é um período de vida caracterizado por diversas alterações corporais e comportamentais, que influem diretamente nas necessidades nutricionais. O atleta adolescente que adota condutas alimentares inadequadas pode ter seu desempenho e saúde prejudicados. O presente estudo tem por objetivo avaliar o consumo alimentar de adolescentes praticantes de canoagem do Centro Náutico em São Vicente/SP. A amostra foi constituída por 52 adolescentes, 80% do sexo masculino, com vulnerabilidade socioeconômica, onde foi aferido o Índice de Massa Corpórea e o percentual de gordura. Em relação ao consumo alimentar, foi aplicado um inquérito recordatório alimentar de 24 horas e um questionário de freqüência alimentar. Foi calculada a adequação de consumo energético, fibras, vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro. Em relação à avaliação antropométrica, 21,2% dos praticantes apresentaram excesso de peso e 36,5% com excesso de massa gorda. Quanto ao consumo dos grupos alimentares, observamos baixa ingestão de frutas e hortaliças e lácteos o que resulta em baixo consumo de vitaminas A e C e de cálcio. As calorias são fornecidas em maior proporção do que a adequada pelos lipídios e a proteína apresenta baixa proporção de alimentos de origem animal. O ferro mostrou-se com consumo acima dos valores recomendados para os homens e inadequação de consumo para as mulheres. Os resultados apontam para a necessidade de adequado acompanhamento nutricional deste grupo, com implantação de ações de segurança alimentar, tendo em vista a importância da nutrição adequada nesta faixa etária para a prevenção de doenças, manutenção da saúde e performance.

Referências

Secretaria de Esportes e Lazer de São Vicente. saovicente.sp.gov.br/secretaria/sec/sespor.asp

Canoagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Canoagem3. Organização Mundial da Saúde (OMS). Incorporação da curva de crescimento da Organização Mundial da Saúde de 2006. Geneva: WHO;2006

Sichieri R, Allan VLC Avaliação do estado nutricional de adolescentes brasileiros através do índice de massa corpórea. J. Pediatr (RJ): 1996;72(2):80-4.

Lohman TG, Roche AF, Martorell R. Anthropometric Standardization Reference Manual. Champaign: Human Kinetics Books; 1988.

Magalhães et al. Guia prático para estimativa de consumo alimentar. Escola de Nutrição/Nú-cleo de Nutrição e Epidemiologia/UFBA. Salvador, 2000.

WHO (World Health Organization).Technical Report Series 916: Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Geneva: 2003.

Institute of Medicine/Food and Nutrition Board(IOM/FNB). Dietary references in take for vitamin and minerals. Academic Press, 2001. 650p.

Programa Segundo Tempo do Ministério de Esportes. http://www.esporte.gov.br/snee/segundotem-po/default.jsp

Jornal do Brasil de 03/05/2011. http://www.jb.com.br/economia/noticias/2011/05/03

Relação entre a prática de exercício fisico e risco de doenças cardiovasculares. Nutrire 2011;36(2):1-14.

Colli, C Editorial. Nutrire; 36(1):1.

Andrade, RG, Pereira, RA, Sichieri R. Consumo alimentar de adolescents com e sem sobrepeso do município do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, 2003. 19(5):1485-95.

Coroba, DR, Silva MV Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba. SP. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, 2003; 12(1):55-66.

Fisberg M. PAPO- Programa de Atividades para o Paciente Obeso - http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhelinha.jsp?grupo=0062405X7EOKU1&seqlinha=2

Horton S, Ross J. The economics of iron deficiency. Food Police. 2003; 28(1): 51-75.

Machado EHS, Leone C, Szarfarc SC. Deficiência de ferro e desenvolvimento cognitivo. Rev. Bras. Crescimento Desenvolvimento Hum.2011:21(2), 368-373.

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original