Processo de abordagem das crianças e adolescentes “de e na” rua: desafios e perspectivas

Autores

  • Maria Stela Santos Graciani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38126

Palavras-chave:

crianças e adolescentes “de e na” rua, prática educativa, comunicação, educadores de rua.

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre a abordagem pedagógica utilizada em processos educativos junto às crianças e adolescentes “de e na” rua. Este trabalho foi desenvolvido por professores e universit~rios da Pontificia Universidade Cat61ica de São Paulo, buscando através de principios pedagógicos pré-determinados, elaborar uma forma de contato com essas crianças e adolescentes. Considerando estes principios, foram criados passos metodológicos e novas estratégias para a prática educativa dos educadores. Foram detectados, a partir da prática social da Educação Popular, os principais aspectos do ato educativo junto às crianças e adolescentes de rua, dentre eles, o processo de comunicação como condição primeira de abordagem. Através da análise dos códigos de comunicação busca construir um processo interativo com essas crianças.

Biografia do Autor

  • Maria Stela Santos Graciani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
    Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Mestre em Ciencias Sociais e doutoranda em Educação, Vice-Diretora Geral do Centro de Educação - Trabalha há 17 anos com meninos e meninas de rua.

Referências

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Richard D, Burion G. Mais do que palavras. Ed. Surmnus, São Paulo, 1990.

Melo JM. Comunicação: teoria e política. Ed. Sumrnus, São Paulo, 1993.

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Publicado

1994-06-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização