Uma experiência de formação de pesquisadores juniores: discursos do sujeito coletivo sobre a violência contra a criança

Autores

  • Fernando Lefevre Universidade de São Paulo
  • Ana Maria Cavalcanti Lefèvre Universidade de São Paulo
  • Evangelina Fernandes
  • Dulce Helena Cazzuni
  • Neusa Guaraciaba dos Santos Oliveira
  • Ivany Yara de Medeiros Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.40170

Palavras-chave:

Adolescentes, Pesquisa, Defasagens, Capital cultural, Estratégias pedagógicas.

Resumo

O presente artigo relata os resultados de uma experiência de fonmação de pesquisadores juniores, no quadro de uma parceria do Programa Bolsa Trabalho entre a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade e a Faculdade de Saúde Pública da USP. Os adolescentes de 16 a 20 anos inscritos no Programa Bolsa Trabalho que participam deste projeto mostraram-se capazes de adquirir as habilidades necessarias para se habilitarem profissionalmente como pesquisadores juniores, o que deve possibilitar o incremento da empregabilidade destes jovens. Para atingir estes resultados foi necessário desenvolver estratégias pedagógicas dinamicas que, usando de situações concretas e da corporiedade, dessem conta das defasagens próprias deste tipo de população.

Biografia do Autor

  • Fernando Lefevre, Universidade de São Paulo
    Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP.
  • Ana Maria Cavalcanti Lefèvre, Universidade de São Paulo
    Professora Comissionada da Secretana Municipal da Saúde junto à Faculdade de Saúde Pública da USP.
  • Evangelina Fernandes
    Assessora técnica da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidanedade.
  • Dulce Helena Cazzuni
    Coordenadora do Programa Bolsa Trabalho da Secretana Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidanedade.
  • Neusa Guaraciaba dos Santos Oliveira
    Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia Expenmental.
  • Ivany Yara de Medeiros, Universidade de São Paulo
    Mestranda no Departamento de Prática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Referências

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Publicado

2004-12-19

Edição

Seção

Relato de Experiência