Socialização legal de crianças e adolescentes: revisão da literatura e desafios de pesquisa

Autores

  • Herbert Rodrigues Universidade de São Paulo (USP) http://orcid.org/0000-0002-4987-1486
  • Aline Morais Mizutani Gomes Universidade de São Paulo (USP)
  • Renan Theodoro de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Debora Piccirillo Universidade de São Paulo (USP)
  • Rafael Cardoso de Brito Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.127330

Palavras-chave:

Socialização legal, Legitimidade, Autoridade, Justiça procedimental, Adolescentes

Resumo

Este artigo visa apresentar a socialização legal como um campo de investigação que busca compreender a maneira pela qual as crianças e os adolescentes desenvolvem suas noções sobre autoridades, regras e leis. Trata-se de uma revisão da literatura dividida em dois segmentos centrais: um balanço teórico das chamadas abordagens tradicionais e uma síntese dos estudos recentes sobre a temática da socialização legal. Além disso, o artigo sinaliza alguns desafios de pesquisa que podem contribuir para o entendimento desse processo no contexto brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Herbert Rodrigues, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Scholar da University of Massachusetts (UMASS/Amherst). É pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).
  • Aline Morais Mizutani Gomes, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

  • Renan Theodoro de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

  • Debora Piccirillo, Universidade de São Paulo (USP)
    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).
  • Rafael Cardoso de Brito, Universidade de São Paulo (USP)

    Granduando em Psicologia Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Socialização legal de crianças e adolescentes: revisão da literatura e desafios de pesquisa. (2017). Plural, 24(1), 105-123. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.127330