Karl Marx vis-à-vis Max Weber: perspectiva comparada das visões acerca do Estado

Autores

  • Felippe Ramos Central Arizona College

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2010.74541

Palavras-chave:

Marx, Weber, Estado, Política.

Resumo

Este trabalho aborda a distinção analítica entre Marx e Weber, em relação ao tema do Estado. A hipótese é de que ambos os autores, a despeito do que pode parecer à primeira vista, estavam imbuídos da impossibilidade de um Estado impessoal, o que remete, em última instância, à politização do Estado. O que parece claro na visão de Marx é, contudo, obscurecido pela construção metodológica (e epistemológica) de Weber, com base na busca constante da objetividade do conhecimento, a partir de uma ciência que se afasta do engajamento político e da importância das categorias analíticas da burocracia e racionalização. Essa dificuldade de construir uma análise crítica da proposta weberiana pode ser esclarecida, contudo, constituindo uma análise do Estado, em oposição à esfera de legitimação do Estado moderno que se encontra claramente na burocracia, cuja característica maior é a impessoalidade, a partir da descrição de suas instâncias de decisão – um elemento político sobre a burocracia. A análise marxiana do Estado classista, por sua vez, também precisa ter suas nuances analisadas de acordo com o próprio amadurecimento teórico do autor, que, em suas obras de análise de eventos históricos escritas tardiamente, torna complexa a classificação do Estado, demonstrando suas aporias e disputas internas, para além de sua visão inicialmente instrumental do Estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felippe Ramos, Central Arizona College

    Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Relações Internacionais e mestre em Sociologia também pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor visitante de Sociologia no Central Arizona College (EUA).

Downloads

Publicado

2010-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Karl Marx vis-à-vis Max Weber: perspectiva comparada das visões acerca do Estado. (2010). Plural, 17(2), 87-104. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2010.74541