A recriação “atlântica” do processo colonizador português

A revista Atlântico (1941-1945)

Autores

  • Alex Gomes Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88844

Palavras-chave:

Salazarismo, Varguismo, Revista Atlântico, DIP, SPN/SNI, Política exterior, Cultura

Resumo

A revista Atlântico foi parte integrante de um projeto maior açambarcado por Portugal e Brasil no começo da década de 1940. Para sermos mais precisos, 1941 é o ano da assinatura do acordo cultural luso-brasileiro que acabou resultando, dentre outros elementos, na idealização de um projeto cujo cerne assenta-se na criação de uma revista de “cultura” e “arte”. Desse processo, surge Atlântico, revista que deve seu nome ao intento de “encontrar uma palavra suficientemente elástica, ondulante, para sintetizar o vago e o concreto das nossas aspirações, o sonho e a realidade do nosso ideal”, segundo as palavras de um dos seus diretores, António Ferro. Fundada em 1942, a revista Atlântico tem como propugnadores o diretor do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) de Portugal, António Ferro, e o diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), Lourival Fontes. O presente artigo, que abrange o período de 1941 (ano da assinatura do Acordo Cultural luso-brasileiro) a 1945 (que marca tanto o fim da vigência do DIP quanto o término da primeira fase de Atlântico), pretende discutir a idéia defendida por seus articulistas de que a “natureza” da revista Atlântico, isto é, por ser um periódico de “cultura, de literatura e de arte”, “abstêm-se de tratar dos problemas sociais, políticos ou econômicos do mundo moderno, até quando dizem respeito à vida do Brasil ou de Portugal”. A recriação do processo de colonização português pelas páginas que configuram a publicação consiste em um profícuo canal pelo qual a discussão acima proposta pode ser parcialmente conduzida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Gomes Silva, Universidade de São Paulo

    Mestrando do Departamento de História Social da Universidade de São Paulo, sob orientação da profª Drª Elizabeth Cancelli,  bolsista da FAPESP.

Downloads

Publicado

2011-07-24

Como Citar

A recriação “atlântica” do processo colonizador português: A revista Atlântico (1941-1945). (2011). Revista Angelus Novus, 2, 110-141. https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88844