A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E O FACEBOOK: COMO A LAI E AS REDES SOCIAIS PODEM ENFRENTAR UMA SOCIEDADE DESCONFIADA E A CORRUPÇÃO ENRAIZADA?

Autores

  • Gustavo Alem Barreiros Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i1p204-220

Palavras-chave:

Segredo e confiança – sociologia da corrupção – Publicidade renovada - Lei de Acesso à Informação – CGU no Facebook

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as mudanças da cultura do sigilo para a da transparência, permeando o desenvolvimento de uma sociedade desconfiada e enraizada por transgressões. Diante da atual tendência da cultura da transparência, a sociedade brasileira insere-se em um esforço internacional de controle social das atividades estatais, e é com a Lei de Acesso à informação (LAI) que o controle da publicidade renovada pode ser regularizado e efetivado. Além disso, a LAI representa um importante marco normativo de ampliação da participação social. Dentre os meios participativos, este trabalho também foca no papel da CGU e do CNJ e seus perfis oficiais na rede social Facebook. 

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Publicado

2014-12-07

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E O FACEBOOK: COMO A LAI E AS REDES SOCIAIS PODEM ENFRENTAR UMA SOCIEDADE DESCONFIADA E A CORRUPÇÃO ENRAIZADA?. (2014). Revista Digital De Direito Administrativo, 2(1), 204-220. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i1p204-220