O aprendizado da língua portuguesa em tempos de modernidade líquida: algumas considerações sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de pessoas idosas no Brasil e em Moçambique

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Patrícia Claudia da Costa Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p38-67

Palavras-chave:

alfabetização, escrita terceirizada, Guarulhos, Maputo, modernidade líquida, pessoas idosas

Resumo

Este artigo pretende cotejar, ainda que de maneira inicial, o aprendizado de mulheres idosas, de acordo com as realidades brasileira e moçambicana. O conceito de "escrita terceirizada", construído pelas autoras, e de "modernidade líquida" (Z. Bauman) são de fundamental importância para a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas idosas na cidade de Guarulhos e Maputo. Finalmente, faremos considerações acerca da exigência da rapidez imposta pelos dias atuais em grandes centros, mesmo que, muitas vezes, o tempo necessário para que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorra seja contrariamente mais lento.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

O aprendizado da língua portuguesa em tempos de modernidade líquida: algumas considerações sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de pessoas idosas no Brasil e em Moçambique . (2009). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 38-67. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p38-67