Seis olhares teórico-metodológicos sobre alfabetização

Autores

  • Lorena Bischoff Trescastro Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p85-107

Palavras-chave:

alfabetização, ensino-aprendizagem, contexto escolar.

Resumo

É objetivo deste artigo apresentar subsídios teórico-metodológicos sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, destacando a complexidade da alfabetização em contexto escolar. São tratadas seis concepções teóricas, fundamentadas em estudos decorrentes da linguística, sociolinguística, pedagogia, psicolinguística, psicologia do desenvolvimento e pragmática linguística. Por fim, indicam-se aspectos norteadores para a elaboração de propostas didáticas de alfabetização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorena Bischoff Trescastro, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

    Professora do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM)

Downloads

Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Seis olhares teórico-metodológicos sobre alfabetização. (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(12), 85-107. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p85-107