Análise de Bem-Estar no Mercado Brasileiro de Telefonia

Autores

  • Marislei Nishujima EACH-USP Autor
  • Marcos André de Mattos Lima IBMEC Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p82-105

Resumo

O artigo avalia o efeito da tarifa de terminação fixo-móvel, a VU-M, sobre o bem-estar do mercado de telefonia a partir de simulações parametrizadas para a economia brasileira. Além disso, gera evidências empíricas sobre a existência de efeito waterbed - relação negativa entre a tarifa de interconexão, VU-M, e o valor da assinatura básica - no segmento de telefonia móvel. As estimativas foram obtidas a partir dos microdados da PNAD de 2008 e 2009 e dos preços de telefonia móvel e fixa da ANATEL. A literatura, ainda incipiente, não apresenta consenso sobre este tema. O conhecimento e a magnitude do efeito importam do ponto de vista da política regulatória. Os resultados apontam para a não predominância do efeito para o mercado brasileiro, e, portanto, de relação negativa entre o valor da VU-M e o bem-estar social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marislei Nishujima, EACH-USP
    Filiação institucional. Docente do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Trabalha principalmente com pesquisa em teoria econômica aplicada (microeconometria) a estudos de mercados de bens de informação e a análises de intervenções de políticas. Integra o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo.
  • Marcos André de Mattos Lima, IBMEC
    Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio De Janeiro, mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor assistente i - IBMEC Educacional S.A e professor do Curso de Atualização em Teoria Econômica. É consultor nas áreas de Defesa Comercial e Defesa da Concorrência.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de Bem-Estar no Mercado Brasileiro de Telefonia. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 82-105. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p82-105