A Presença da Ética nas Políticas Mundiais de Mudanças Climáticas

Autores

  • Carla Moura de Paulo PROCAM - USP Autor
  • Alexandre Claro Mendes Faculdades Metropolitanas Unidas (UNI-FMU) Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p191-207

Resumo

As mudanças climáticas são um dos grandes desafios atuais em nossa sociedade, e as discussões se desdobram em questões políticas, sociais e éticas. As ameaças ao meio natural e os distúrbios de caráter político são suas principais implicações. O presente trabalho tem como questão central a pergunta: a ética está presente nas políticas internacionais de mudanças climáticas? Para responder à questão utilizou-se uma metodologia baseada no estudo de documentos e fontes bibliográficas, e para a análise de políticas públicas foi usado o método p olic y a n aly sis . Os resultados identificaram como estas políticas mundiais contemplam (ou não) uma ética socioambiental, considerando as devidas particularidades dos países, e em quais momentos tratam o assunto de maneira homogênea. Ressalta-se que as mudanças climáticas são causadas principalmente pelas emissões industriais de gases do efeito estufa (GEEs) durante os processos de produção e que a grande maioria de consumidores é representada por uma população de alta renda. Além disso, estas populações juntamente com os países desenvolvidos (responsáveis pela maior parte das emissões), possuem melhor capacidade de adaptação aos riscos das possíveis modificações climáticas. Isto significa um baixo índice de vulnerabilidade e alta resiliência, entendida como uma melhor capacidade de recuperação após desastres naturais e/ou períodos de crise. Em contrapartida as populações pobres, assim como os países menos desenvolvidos, terão mais prejuízos por serem mais vulneráveis e possuírem um baixo grau de aptidão para suportarem as mudanças e impactos negativos advindos das alterações no clima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Moura de Paulo, PROCAM - USP
    Doutoranda e Mestra (2011) em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo - PROCAM / USP. Graduada no curso Bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP (2008). Foi professora dos cursos de História, Geografia e Biologia da Uniesp - Centro Novo, ministrando disciplinas relacionadas com a questão ambiental. Atualmente é bolsista de doutorado pela CAPES e trabalha com a dimensão das mudanças climáticas nas políticas de conservação da biodiversidade, com foco na Amazônia brasileira.
  • Alexandre Claro Mendes, Faculdades Metropolitanas Unidas (UNI-FMU)
    Mestre em História da Ciência pela PUC-SP com especialização em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP) e em Sociologia e Globalização (FESPSP). Atuou como professor e coordenador dos cursos de História e Geografia da UNIESP- Faculdade de São Paulo. Professor convidado no curso de Pós-Graduação de Gestão em Educação: coordenação pedagógica e supervisão educacional da Universidade Gama Filho (UGM) onde ministrou a disciplina História e Filosofia da Ciência e Educação. Atualmente é professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (UNI-FMU) no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e nos cursos de História, Artes Visuais e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Presença da Ética nas Políticas Mundiais de Mudanças Climáticas. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 191-207. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p191-207