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Transporte Público Escolar: de uma iniciativa local a uma política nacional

Eduardo de Lima Caldas, Dominique Mouette

Resumo


Este trabalho é sobre o transporte público escolar e procura apresentar as várias modalidades de transporte escolar adequadas para cada região do país. O trabalho mostra a peculiaridade de cada região e o aspecto inovador dos gestores públicos locais ao implementares políticas públicas de transporte público escolar.

Este trabalho é resultado de um conjunto de pesquisas realizadas em quatro municípios brasileiros: São Carlos e Piracicaba (2009), ambos em São Paulo (SP); Presidente Juscelino (2010) e Itacoatiara (2011), localizados respectivamente no Maranhão (MA) e Amazonas (AM).

Este trabalho se beneficiou de estratégias diferentes no período em que foram realizadas as visitas de campo. No caso dos municípios paulistas foram feitas várias visitas que permitiram entrevistas, conversas e observações. Nos outros municípios, os pesquisadores realizaram apenas uma visita de campo de 15 dias em cada um deles.

Nos quatro municípios, foram feitas observações livres. A coleta de informações foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, e fundamentalmente por meio de “conversas” (SPINK, 2008), realizadas com gestores de políticas públicas, secretários municipais, alunos, pais de alunos, professores e diretores de escola, bem como com servidores e funcionários que trabalham diretamente com os respectivos programas de transporte escolar.

Do trabalho foi possível observar essencialmente que por mais que se acredite nos processos de difusão de iniciativas a partir de um centro altamente capacitado, a experiência brasileira tem demonstrado que há, espalhada pelo país, em regiões muitas vezes distantes dos grandes centros decisórios, alta capacidade inovadora dos gestores e dirigentes públicos. Também foi possível observar que não há uma sequência de ações para garantir a implementação do projeto.

Palavras-chave


transporte público; transporte escolar; políticas públicas

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