Ado(l)e(s)cer: enfermidade, memória e identidade nas narrativas juvenis Treze anos de Branca (1994) e o Tempo das surpresas (2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107941

Palavras-chave:

literatura juvenil, enfermidade, memória e identidade

Resumo

O presente trabalho compreende a análise dos aspectos temáticos e procedimentos formais, dos aspectos temáticos e procedimentos formais de escrita das narrativas juvenis Treze anos de Branca (1994), do escritor galego Agustín Férnandez Paz, e O tempo das surpresas (2007), do brasileiro Caio Riter. Os protagonistas adolescentes de tais narrativas, acometidos por enfermidades graves, encetam, durante o período de tratamento, um mergulho na própria subjetividade, por via da rememoração de um passado que, analisado à luz das circunstâncias do presente, evidencia o caráter cambiante de suas identidades. As duas obras, representativas da qualidade estética do subsistema literário juvenil, põem em relevo o diálogo entre literatura e medicina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás. Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística. Regional Catalão

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009) - Goiânia-GO e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES. Professora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística – Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, atuando na Graduação e no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem. É autora de capítulos de livros, de artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados e do livro Trama tão mesma e tão vária: gêneros, memória e imaginário na prosa literária de Lya Luft (2013). É membro pesquisadora do GT da ANPOLL "Leitura e literatura infantil e juvenil", do Grupo de Pesquisa "Leitura e literatura na escola" - UNESP/ASSIS e do Grupo de Pesquisa "Dialogus - estudos interdisciplinares em gênero, cultura e trabalho".  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: Lya Luft, imaginário, ficção, memória, literatura de idéias, Marina Colasanti, literatura de autoria feminina, gênero (gender), literatura infantil; literatura juvenil.

     
  • João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências e Letras de Assis
    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Realizou um Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela (2008) e outro na ontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil (2009). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas Universidades do país. É coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL "Leitura e Literatura Infantil e Juvenil". É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, também tem desenvolvido alguns projetos editoriais para a Editora UNESP.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa; CECCANTINI, João Luís Cardoso Tápias. Ado(l)e(s)cer: enfermidade, memória e identidade nas narrativas juvenis Treze anos de Branca (1994) e o Tempo das surpresas (2007). Via Atlântica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 407–426, 2016. DOI: 10.11606/va.v0i29.107941. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/107941.. Acesso em: 17 abr. 2024.