O segredo em literatura e medicina: por uma ética da partilha

Autores

  • Maria de Jesus Reis Cabral Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras
  • Marie-France Mamzer Laboratoire Éthique Médicale

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.108244

Palavras-chave:

literatura, ética médica, segredo, subjetividade, discurso

Resumo

Literatura e medicina são duas disciplinas entre a arte e a ciência, e a fecundidade do seu diálogo está bem patente no florescimento da Medicina Narrativa, cerca de três décadas depois do seu aparecimento. Bem presente hoje na investigação, na prática e na formação médica, a MN recolocou a questão do sujeito, central em ética médica, no cerne da relação terapêutica. Face à atual evolução híper-cientifica da medicina e dos cuidados de saúde importa prosseguir a reflexão e interrogar noções como a de segredo, intimamente correlacionado com as categorias da subjetividade e da intimidade. O artigo acompanha essa evolução e as suas configurações modernas em medicina e literatura para estabelecer novas pontes entre uma ética médica preocupada com a perda do colóquio singular e da realidade humana e um discurso literário capaz de ativar recursos operativos através dos quais o segredo se pode converter em elemento fundamental para um encontro intersubjetivo de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Jesus Reis Cabral, Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras
    Maria de Jesus Cabral é Professora Auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Departº Estudos Românicos) e membro integrado do CEAUL (Centro Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), linha "Medicina & Narrativa"
  • Marie-France Mamzer, Laboratoire Éthique Médicale
    Professora e co-directora do Laboratoire Éthique Médicale

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

O segredo em literatura e medicina: por uma ética da partilha. (2016). Via Atlântica, 17(1), 95-123. https://doi.org/10.11606/va.v0i29.108244